Sumários

Módulo de Meio aquático e Solos - aula 6

26 Novembro 2018, 15:00 Nuno Renato da Silva Cortez

3. CONSTITUINTES DO SOLO (continuação)

3.1. Constituintes minerais e granulometria do solo (conclusão).

3.1.4. Apresentação dos fundamentos e demonstração prática da análise mecânica ou granulométrica, para separação dos lotes de terra fina do solo (métodos de crivagem, sedimentação/decantação e pipetagem), com vista à determinação da textura de uma amostra.

3.1.5. Apresentação dos resultados da análise granulométrica de uma amostra de solo e sua interpretação em termos da textura do solo e da sua classe textural, usando o Diagrama Triangular.

3.2. Matéria orgânica do solo (continuação).

3.2.3. Estrutura e características gerais das moléculas húmicas. Ácidos fúlvicos, ácidos húmicos e humina. Formação de complexos argilo-húmicos.

3.2.4. Execução, pelos alunos, do protocolo de fraccionamento da matéria orgânica com diferentes amostras de solo, para observação dos resíduos orgânicos (separação física), dos ácidos fúlvicos e dos ácidos húmicos (separação química).


Módulo de Meio aquático e Solos - aula 5

26 Novembro 2018, 11:15 Nuno Renato da Silva Cortez

Realização do teste de avaliação parcelar do módulo de Geologia

3. CONSTITUINTES DO SOLO

3.1. Constituintes minerais e granulometria do solo.

3.1.1. Granulometria das partículas minerais do solo. Elementos grosseiros e terra fina. Lotes constituintes da terra fina, de acordo com a escala de Atterberg.

3.1.2. Noções de textura e classe textural e suas implicações no comportamento dos solos e na forma como estes desempenham as suas funções.

3.1.3. Constituição mineralógica das diferentes fracções granulométricas do solo.

3.2. Matéria orgânica do solo.

3.2.1. Origem e importância da matéria orgânica do solo.

3.2.2. Constituição e transformação dos resíduos orgânicos no solo. Processos de mineralização e de humificação. Factores que os influenciam.


Geologia e litologia de Portugal.

22 Novembro 2018, 15:00 Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Principais formações magmáticas, sedimentares e metamórficas de Portugal - imagens representativas das grandes unidades geológicas de Portugal. Algumas etapas marcantes da história geológica do território português (noção de “tempo geológico”). Unidades morfo-estruturais da Península Ibérica. Litologias com interesse económico, no nosso país. Observação e manuseamento de Cartas Geológicas. Aplicação dos conhecimentos teóricos sobre diferentes litologias na interpretação de algumas folhas da Carta Geológica de Portugal.


Geologia e litologia de Portugal.

19 Novembro 2018, 15:00 Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Principais formações magmáticas, sedimentares e metamórficas de Portugal - imagens representativas das grandes unidades geológicas de Portugal. Algumas etapas marcantes da história geológica do território português (noção de “tempo geológico”). Unidades morfo-estruturais da Península Ibérica. Litologias com interesse económico, no nosso país. Observação e manuseamento de Cartas Geológicas. Aplicação dos conhecimentos teóricos sobre diferentes litologias na interpretação de algumas folhas da Carta Geológica de Portugal.


Alteração das rochas e formação de constituintes secundários

19 Novembro 2018, 11:15 Maria Madalena Calado Santos Sobral da Fonseca

Condicionantes da alteração das rochas. Principais processos de alteração (meteorização física e meteorização química). Factores de meteorização das rochas (propriedades da rocha sã, actividade orgânica, clima, tempo). Alterabilidade dos minerais constituintes das rochas. Exemplos de reações de alteração química nas rochas. Natureza mineralógica, características e comportamento dos produtos de alteração (minerais de argila, óxidos, hidróxidos e oxi-hidróxidos de ferro e alumínio, materiais amorfos). Minerais secundários de transformação e de neoformação. Características estruturais dos principais minerais secundários