Sumários
Módulo de Meio aquático e Solos - aula 4
27 Setembro 2018, 15:00 • Nuno Renato da Silva Cortez
2. CLASSIFICAÇÕES E CARTOGRAFIA DE SOLOS (continuação da aula teórica)
2.5. Discussão das possíveis equivalências que poderão ser estabelecidas entre as duas classificações (Portuguesa e WRB).
2.6. Cartas de solos disponíveis em Portugal.
2.7. Classificações interpretativas: Capacidade de Uso do Solo; Aptidão da Terra.
2.8. Políticas e estratégias nacionais e internacionais de protecção do recurso solo. A GSP (Global Soil Partnership) da FAO, a PPS (Parceria Portuguesa para o Solo) e a RAN (Reserva Agrícola Nacional).
2.9. Exercícios práticos de observação e interpretação de cartas de solos, de capacidade de uso do solo e de aptidão da terra, de diferentes regiões de Portugal.
2.10. Observação de um esboço da carta de solos dos locais a observar na visita de estudo da próxima 6ªfeira (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros).
Módulo de Meio aquático e Solos - aula 4
24 Setembro 2018, 15:00 • Nuno Renato da Silva Cortez
2. CLASSIFICAÇÕES E CARTOGRAFIA DE SOLOS (continuação da aula teórica)
2.5. Discussão das possíveis equivalências que poderão ser estabelecidas entre as duas classificações (Portuguesa e WRB).
2.6. Cartas de solos disponíveis em Portugal.
2.7. Classificações interpretativas: Capacidade de Uso do Solo; Aptidão da Terra.
2.8. Políticas e estratégias nacionais e internacionais de protecção do recurso solo. A GSP (Global Soil Partnership) da FAO, a PPS (Parceria Portuguesa para o Solo) e a RAN (Reserva Agrícola Nacional).
2.9. Exercícios práticos de observação e interpretação de cartas de solos, de capacidade de uso do solo e de aptidão da terra, de diferentes regiões de Portugal.
2.10. Observação de um esboço da carta de solos dos locais a observar na visita de estudo da próxima 6ªfeira (Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros).
Módulo de Meio aquático e Solos - aula 3
24 Setembro 2018, 11:15 • Nuno Renato da Silva Cortez
2. CLASSIFICAÇÕES E CARTOGRAFIA DE SOLOS
2.1. Sistemas de classificação de solos aplicados em Portugal. Classificações pedológicas e classificações interpretativas.
2.2. Definição dos diferentes processos pedogenéticos, como base para as classificações de solos. Horizontes de diagnóstico definidos pela FAO.
2.3. Classificação Portuguesa de Solos: Estrutura da classificação; definições dos dois primeiros níveis da classificação (Ordens e Sub-Ordens).
2.4. WRB – World Reference Base for soil resources: Estrutura da classificação; definições dos Grupos de Solos de Referência.
Módulo de Meio aquático e Solos - aula 2
20 Setembro 2018, 15:00 • Nuno Renato da Silva Cortez
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SOLO (continuação)
1.5. Classificação dos horizontes do solo, de acordo com a nomenclatura da FAO.
1.6. Exercícios práticos de classificação de horizontes e camadas, de acordo com a nomenclatura da FAO, em perfis de diferentes solos, através da observação da colecção de monólitos existente no laboratório.
Módulo de Meio aquático e Solos - aula 2
17 Setembro 2018, 15:00 • Nuno Renato da Silva Cortez
1. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO SOLO (continuação)
1.5. Classificação dos horizontes do solo, de acordo com a nomenclatura da FAO.
1.6. Exercícios práticos de classificação de horizontes e camadas, de acordo com a nomenclatura da FAO, em perfis de diferentes solos, através da observação da colecção de monólitos existente no laboratório.