Sumários

aula 6 b

24 Outubro 2018, 11:00 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Pesticidas. Uso seguro na produção de alimentos. Características dos produtos fitofarmacêuticos.

Exigências para autorização de uso de pesticidas na protecção das culturas agrícolas e prevenção de riscos.

Características dos produtos fitofarmacêuticos. Análise e discussão de conceitos fundamentais.

Caracterização de diversos produtos fitofarmacêuticos autorizados no mercado nacional.

Fichas praticas – análise de informação técnica -Segurança do consumidor.


aula 6 a

23 Outubro 2018, 10:30 Maria José Antão Pais de Almeida Cerejeira

Toxicologia alimentar. Perspectiva global das contaminações dos alimentos. Tipos e vias de contaminação. Princípios básicos de toxicologia, estudos e índices de toxicidade. Pesticidas e outros contaminantes.

Desafios na produção de alimentos.

Contaminantes dos alimentos.

Princípios básicos de toxicologia, estudos e índices de toxicidade


aula 10 a

17 Outubro 2018, 11:00 Emília Cardoso Moura da Silva

Realização do teste de avaliação.

Atenção: dado ter sido inserido um sumário no dia 20/11/2018, em que leccionei aula teórica, preenchi o respetivo sumário neste dia.


TP2

16 Outubro 2018, 10:30 Teresa de Jesus da Silva Matos Nolasco Crespo

Rotulagem alimentar: Definições e conceitos. Regulamentação e sua aplicabilidade. Formulação de géneros alimentícios e exercícios de aplicação.


aula 8 a

10 Outubro 2018, 11:00 Emília Cardoso Moura da Silva

Resíduos de pesticidas e segurança para o consumidor. Metabolismo em plantas (utilizadas na alimentação humana ou animal) e em animais (utilizadas na alimentação humana), distribuição e expressão de resíduos. Estabilidade dos resíduos à armazenagem. Ensaios da magnitude dos resíduos nos vegetais. Estudos alimentares com animais. Efeitos da transformação industrial e doméstica; fatores de transformação. Resíduos em culturas rotativas.

Comportamento dos resíduos de pesticidas após a aplicação. Depósitos/resíduos de aplicações na parte aérea. Dissipação dos resíduos. Fatores que intervêm na dissipação. Comportamento dos resíduos provenientes de aplicação efetuada no solo. Degradação. Persistência. Limites máximos de resíduos comunitários propostos e justificação da aceitabilidade dos limites propostos. Intervalos de segurança propostos. Estimativa da exposição potencial e real através do regime alimentar e por outras fontes. Tolerância de importação e LMR fixado pela Comissão do Codex Alimentarius.

Atenção: dado ter sido inserido um sumário no dia 06/11/2018, em que leccionei aula teórica, preenchi o respetivo sumário neste dia.