Sumários
Lançamento da 5º fase de trabalho,
28 Maio 2024, 10:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Exemplificação no contexto dos projectos dos diferentes grupos de alunos, em fase de elaboraçao.Apresentação da 5ª fase de trabalho. ESPACIALIZAÇÃO, simulação. Explicitação dos objectivos a atingir na sequente fase de trabalho
No contexto do programa elaborado
pressupõe-se a tomada de opções quanto à configuração do espaço a partir das
intenções previamente enunciadas. Selecção das áreas a desenvolver por cada
grupo de 2 alunos, inscritas na área global de intervenção, permitindo uma
aproximação e desenvolvimento de propostas de maior detalhe. Concretização de
uma solução espacial, de escala, geometria e materialidade, com um
desenvolvimento comparável a um Estudo Prévio. É sublinhada a compatibilização
uma perspectiva arquitectónica atenta às particularidades do espaço concreto
seleccionado e a coerência das suas opções, no que se refere à sua inscrição
contextual e do conteúdo do programa anteriormente elaborado. Nesta fase
pressupõe-se experimentar e ensaiar várias soluções espaciais, recorrendo a
modelos, esboços, maquetas, fotomontagens...
Discussão com cada grupo de trabalho de dois
alunos das suas áreas de intervenção. Distribuição de bases de trabalho Esc. 1/
250 e 1/300. Início da discussão das hipóteses de trabalho dos alunos no âmbito
da concretização do programa de intervenção definido
Processo de Composição - a arquitectura da paisagem
28 Maio 2024, 09:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
A complexidade da paisagem. Leitura selectiva da paisagem. A apreensa das formas e das configurações- algumas leis básicas da percepção. Papel flutuante da Figura/ fundo, no contexto dos tecidos urbanos – Exemplificação na cidade de lisboa.
A forma das “massas” e a forma dos
“espaços”, segundo Fernando Távora ( Da organização do espaço)
A leitura das configurações formais e espacialidade numa relação com os contextos em que se inscrevem. A paisagem enquanto sistema relacional, a todos os níveis. A forma enquanto narrativa de uma ideia conceptual. Exemplificação no contexto de projectos de arquitectura paisagista, a nível internacional.. Os conceitos de “imaginabilidade” e” legibilidade” segundo Kevin Lynch e Gordon Cullen .
Algumas estratégias compositivas no
contexto de projectos clássicos ancestrais e contemporâneos- simetria,
contraste, focalização, foco/ pontuação, modulação, atracção, trucagem,
recortemos, reflexo.
Organizaçao de bases de trabalho e inicio da discussão das hipoteses de projecto de cada grupo
27 Maio 2024, 10:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Discussão com cada grupo de trabalho de dois alunos das suas áreas de intervenção. Distribuição de bases de trabalho Esc. 1/ 250 e 1/300. Início da discussão das hipóteses de trabalho dos alunos no âmbito da concretização do programa de intervenção definido
Apresentaçao da 5º fase de trabalho e seus objectivos , 2º grupo
27 Maio 2024, 09:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
.Apresentação da 5ª fase de trabalho. ESPACIALIZAÇÃO, simulação. Explicitação dos objectivos a atingir na sequente fase de trabalho
No contexto do programa elaborado pressupõe-se a tomada de opções quanto à configuração do espaço a partir das intenções previamente enunciadas. Selecção das áreas a desenvolver por cada grupo de 2 alunos, inscritas na área global de intervenção, permitindo uma aproximação e desenvolvimento de propostas de maior detalhe. Concretização de uma solução espacial, de escala, geometria e materialidade, com um desenvolvimento comparável a um Estudo Prévio. É sublinhada a compatibilização uma perspectiva arquitectónica atenta às particularidades do espaço concreto seleccionado e a coerência das suas opções, no que se refere à sua inscrição contextual e do conteúdo do programa anteriormente elaborado. Nesta fase pressupõe-se experimentar e ensaiar várias soluções espaciais, recorrendo a modelos, esboços, maquetas, fotomontagens...
Apresentação da 4ª fase de trabalho – Programa de intervenção
23 Maio 2024, 09:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Apresentação da planta síntese de intervenção
para cada grupo de trabalho. Discussão critica das soluções interna ao bairro e
suas repercussões ao nível da cidade. Análise de diagramas do sistema da água e
da vegetação. Análise e discussão sobre os exemplos projetais, a nível nacional e internacional, selecionados
pelos alunos os quais circunstanciam soluções de referência, de natureza
semelhante às apresentadas pelos grupos de alunos, ao nível do programa. Sua pertinência
no contexto d o conteúdo conceptual de cada grupo