Sumários
Organização do Projecto de Arquitectura Paisagista
13 Maio 2024, 09:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Explicitação das várias fases de desenvolvimento do Projecto de Arquitectura Paisagista no âmbito profissional – Programa Preliminar, Programa base, Estudo prévio, Programa Base (anteprojecto, Projecto de Execução, Acompanhamento de Obra e Assistência Técnica.Apresentação dos objectivos, nível de informação espectável e escalas de trabalho no desenvolvimento de cada uma destas bem. Peças escritas e desenhadas protocolares e conteúdos mandatários em cada uma destas Exemplificação de planos e projectos, realizados no âmbito de cada uma destas fases. Estabelecimento de relação com os trabalhos realizados pelos alunos ao nível do corrente semestre, nomeadamente ao nível do programa base, solicitado na 4ª fase de trabalho.
Desenvolvimento da 4ª fase de trabalho
9 Maio 2024, 09:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Aprofundamento
dos sistemas naturais matriciais na paisagem – Solo (relevo, geologia), Água
(superficial, subsuperficial e subterrânea), Vegetação - e sua relevância
determinante na indução e formação dos sítios. Os fluxos e trocas associados
aos sistemas naturais e antrópicos enquanto activadores da dinâmica da
Paisagem. Génese da cidade de Lisboa se sua profunda relação com a expressão
dos sistemas naturais- expressão morfológica do relevo, linhas de festo, linhas
de talvegue, colos e pontos de distribuição.
Inicio do desenvolvimento da 4º fase de trabalho
8 Maio 2024, 09:30 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Inicio do desenvolvimento da 4º fase de trabalho. Discussao das primeiras ideias dos alunos
Início do desenvolvimento dos trabalhos no âmbito da 4ª fase- programa de intervenção
7 Maio 2024, 10:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Discussão com cada grupo de trabalho, dos conteúdos apresentados na anterior apresentação e de como estes poderão verter de uma forma produtiva na elaboração do programa de intervenção.
Lançamento da 4ª fase de trabalho- Programa de Intervenção | descodificação e tradução
7 Maio 2024, 09:00 • Maria Teresa Amaro Alfaiate
Explicitação da abordagem a realizar a partir da qual deverá ser
despoletado um processo de tradução e descodificação do conceito
convertendo-o em princípios operativos para espacializar, bem como convocar
acções preferenciais por parte do potencial utilizador, do espaço.
Prevê-se uma tradução que não implica uma mudança de linguagem, já que o
desenho é o principal interlocutor, contudo implicará uma transposição de uma
ideia convertendo-a numa opção de espaço concreto.
Não se tratando ainda de uma fase de figuração e formalização, tem
implícitas opções e hipóteses de configuração espacial, de escala mais
abrangente, que venham a demonstrar pertinência ao nível da legibilidade das
ideias e princípios subjacentes, das articulações e das necessidades /
propósitos sócio culturais.
Uma boa parte do material desenhado já produzido na fase
anterior deve ser manipulado permitindo sistematizar as opções do programa ao
nível estrutural e morfológico e da escolha das materialidades principais, bem
como prever processos de articulação e fluxos entre unidades que apresentam
maior relação ente si. O programa de intervenção pode incluir propostas de
níveis e âmbitos distintos e, implicitamente, consequências diferenciadas. Por
isso mesmo, as propostas programáticas a desenvolver pelos alunos podem
convocar espaços de escalas igualmente distintas.