Disciplina Curricular

Biotecnologia Alimentar BAlim

Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar - LEAlim 2010-2011

Contextos

Grupo: LEAlim 2010-2011 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objectivos - Compreender aspectos fundamentais da regulação da expressão génica em bactérias. - Conhecer as principais técnicas de manipulação genética. - Conhecer exemplos de regulação metabólica com aplicação industrial relevante. - Identificar os principais processos de fermentação microbiana e enzimática. - Identificar os principais tipos de produtos alimentares derivados do uso da Biotecnologia.

Programa

Conteúdo programático O conteúdo programático da disciplina está planeado para 14 semanas lectivas, correspondentes a 70 horas. As aulas são do tipo teóricas e teórico/práticas, com aulas laboratoriais. A disciplina é composta por 4 Unidades Didácticas (UDs): UD1. Regulação e Inactivação da Expressão Génica em Procariontes (Luisa Brito) 1.1 Indução e repressão da expressão génica 1.1.1 Operões catabólicos: lactose 1.1.2 Operões biossintéticos: triptofano 1.1.3 Regulação da expressão de genes virulentos e de resistência ao stresse. 1.2. Inactivação génica 1.2.1 Agentes mutagénicos e selecção de mutantes 1.2.2 Mutantes nutricionais 1.2.3 Mutantes de delecção e mutantes de inserção UD2. A Tecnologia do DNA Recombinante (Luisa Brito). 2.1. Isolamento, análise e manipulação de ácidos nucleicos. 2.1.1. Extracção e purificação. 2.1.2. Quantificação. 2.1.3 Enzimas de restrição e outras enzimas. 2.2. Clonagem de genes 2.2.1. Hospedeiros e vectores de clonagem 2.2.2. Estratégias de clonagem 2.2.3. Selecção e rastreio e análise de recombinantes 2.3. Biotecnologia de alimentos 2.3.1 Alimentos fermentados e proteína de célula única 2.3.2 Alimentos transgénicos 2.3.2.1. Conservação, propriedades industriais e características nutricionais 2.3.2.2. Segurança alimentar, marcadores e rastreamento de transgenes UD3. Bioenergética e Regulação Metabólica em Eucariontes (Helena Sousa) 3.1. Exigências nutricionais dos microrganismos 3.2. Estratégias microbianas para a obtenção de energia; respirações aeróbicas e anaeróbicas; fermentações. 3.3. Noções básicas de metabolismo energético. 3.3.1 Diversidade de metabolismo energético e de fontes de carbono. Diversidade fermentativa microbiana. 3.2. 2. Fenómenos de indução, repressão, activação, inibição e inactivação. 3.2. 3. Regulação da expressão e actividade de enzimas e transportadores 3.2. 4. Regulação metabólica. Regulação hierárquica do transporte e utilização de fontes de carbono. 3.2. 5. O efeito de Crabtree e outros aspectos da regulação da fermentação alcoólica. Produção de glicerol. UD4. Sistemas Biotecnológicos (Vitor Alves) 4.1. Imobilização de enzimas e de células em suportes sólidos 4.2. Cinética das reacções com biocatalisadores livres e imobilizados 4.3. Biocatálise em meios não convencionais: orgânicos, fluidos supercríticos, sistemas bifásicos aquoso/orgânico 4.4. Biorreatores: configurações, modos de operação, agitação e arejamento, instrumentação e controlo 4.5. Processos de recuperação do produto 4.6. Aumento de escala dos processos 4.7. Exemplos de aplicações na indústria alimentar: Produção de aromatizantes, emulsionantes, espessantes, leite sem lactose, lípidos funcionais; em processamento, clarificação de sumos e desgomagem de óleos.

Métodos de ensino e avaliação

Critérios de Avaliação

1. Frequência

Adquirem frequência na disciplina e, assim, o direito de serem admitidos a exame final, os alunos que tenham participado em 75% das aulas. A obtenção de frequência num determinado semestre permite a apresentação a exame final nos anos posteriores àquele em que foi obtida, desde que não se verifique uma alteração substancial no programa da disciplina. 2. Avaliação

2.1. Avaliação contínua

Os alunos terão de efectuar dois testes. O primeiro teste abrangerá as matérias relativas às UD1, UD2 e UD3 e o segundo teste incidirá sobre as matérias relativas à UD4. Os conhecimentos adquiridos nas aulas práticas serão considerados como fazendo parte integrante dos conhecimentos a avaliar.

No decurso das UDs 1, 2 e 3, e no final de cada tema prático, serão realizados questionários individuais sobre as experiências realizadas nas aulas teórico-práticas. Para responder a estes questionários os alunos poderão consultar os apontamentos das aulas.

No final da UD4 os alunos terão de apresentar relatórios individuais relativos às aulas práticas da UD4. Para a classificação final contribuirão as notas do teste 1 (40%), teste 2 (25%), questionários (20%) e relatório das aulas práticas (15%). Os alunos que obtiverem, na avaliação contínua, uma classificação igual ou superior a 11 valores serão dispensados de exame, desde que, em cada avaliação obtenham uma classificação igual ou superior a oito (8) valores.

2.2. Exame final

No caso da classificação obtida através da avaliação contínua ser inferior a 11 valores, os alunos terão de ser sujeitos a exame final, versando toda a matéria da disciplina. A classificação obtida no exame, que deverá ser igual ou superior a dez (10) valores, contribuirá em 60 % para a nota final na disciplina e a classificação da avaliação contínua com 40%. Têm acesso a exame final todos os alunos que satisfaçam as condições de obtenção de frequência. O exame pode também ser utilizado para melhoria de nota contribuindo, de igual forma, com 60 % para a nota final na disciplina.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre