Disciplina Curricular
Química e Bioquímica dos Alimentos QBAlim
Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar - LEAlim 2023-2024
Contextos
Grupo: LEAlim 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos adquiram noções básicas de Química e Bioquímica que lhes permitam conhecer a composição química dos alimentos, identificar os compostos constituintes, conhecer as suas funções biológicas e nutricionais nos alimentos, compreender a sua influência nas propriedades químicas e físicas dos alimentos, entender o comportamento destas moléculas em processos tecnológicos de forma a controlar as características finais dos alimentos e prevenir alterações indesejáveis.
Programa
I. Caracterização química das moléculas biológicas. Estrutura e função biológica de moléculas presentes nos organismos vivos. Metabolismo de proteínas, glúcidos, lípidos. II. Compostos químicos nos alimentos. Moléculas simples e macromoléculas dos alimentos. Funções, propriedades físicas e químicas, influência nas características nutricionais, sensoriais e funcionais dos alimentos. Água e atividade da água. Aminoácidos, péptidos e proteínas. Glúcidos simples e polissacáridos. Lípidos, óleos e gorduras edíveis. Outros componentes: vitaminas, minerais, pigmentos, compostos antioxidantes. Aditivos alimentares, utilização e interacções com constituintes dos alimentos. Componentes indesejáveis e factores antinutricionais. Substâncias tóxicas naturalmente presentes em produtos vegetais. III. Estabilidade e degradação dos componentes dos alimentos. Alterações dos componentes dos alimentos de origem química, física, enzimática e no processamento.
Métodos de ensino e avaliação
É utilizado um sistema de avaliação contínua, constituída por componentes de avaliação individual e em grupo. Para aprovação à disciplina, os alunos terão que obter uma nota final de 9.5 valores e uma nota mínima de 9.5 valores em cada uma das componentes de avaliação. Terão também que ter frequência válida sendo exigida ao aluno a presença em 75 % das aulas práticas. A avaliação será feita a partir da realização de: a) 1 apresentação oral em grupos de 2 alunos incluindo a entrega de um resumo escrito (máximo de 1 página A4) (peso de 15 % na nota final) b) Realização de 6 trabalhos práticos de laboratório e respetivos relatórios (realização e discussão efetuada em grupos de 4 alunos, peso de 35 % na nota final), c) 2 testes ou exame (peso de 50 % na nota final). A dispensa de exame final é obtida com a classificação de 9.5 valores na média dos 2 testes, mantendo-se as classificações obtidas pela realização dos trabalhos práticos de laboratório com a respetiva classificação obtida.