Disciplina Curricular
Biotecnologia Alimentar BAlim
Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar - LEAlim 2023-2024
Contextos
Grupo: LEAlim 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender aspectos fundamentais da regulação da expressão génica em bactérias. - Conhecer as principais técnicas de manipulação genética. - Conhecer exemplos de regulação metabólica com aplicação industrial relevante. - Conhecer os principais bioprocessos microbianos e de catálise enzimática. - Identificar os principais tipos de produtos alimentares derivados do uso da Biotecnologia.
Programa
A disciplina é composta por 4 Unidades Didácticas (UDs). UD1: Regulação e Inactivação da Expressão Génica em Procariontes (Luisa Brito); UD2: A Tecnologia do DNA Recombinante (Luisa Brito). UD3: Bioenergética e Regulação Metabólica em Eucariontes (Helena Sousa) e UD4: Sistemas Biotecnológicos (Suzana Ferreira Dias/Vitor Alves) Temas das Aulas Laboratoriais (Labs) UD1, UD2: Lab.1 – Isolamento de DNA plasmídico e digestão com enzimas de restrição; Lab.2 – Electroforese de DNA; Lab.3 - Utilização do plasmídeo pUC18 na clonagem de um gene heterólogo em Escherichia coli; Lab.4 - Titulação de um lisado do fago T4 de Escherichia coli. UD3: Lab.5 - Crescimento diáuxico de Saccharomyces cerevisiae; Lab.6 - Determinação da actividade de transportadores de maltose. UD4: Lab.7 – Reacções enzimáticas com enzimas livres e imobilizadas.
Métodos de ensino e avaliação
Frequência Adquirem o direito de serem admitidos a exame final, os alunos que tenham participado em 75% das aulas teórico-práticas/laboratoriais. Avaliação contínua Os alunos terão de efectuar três testes (Ts) e três questionários (Qs). Para a classificação final contribuirão as notas do T1 (30%), T2 (22,5%), T3 (22,5%), Q1 (10%), Q2 (7,5%) e Q3 (7,5%). Os alunos que obtiverem uma classificação igual ou superior a 11 valores serão dispensados de exame, desde que: em cada uma das avaliações obtenham uma classificação igual ou superior a oito (8) valores; e que na média ponderada dos 3 testes (T) obtenham uma classificação igual ou superior a dez (10) valores. Exame final A classificação obtida no exame, que deverá ser igual ou superior a dez (10) valores, contribuirá em 60% para a nota final na UC e a classificação da avaliação contínua com 40%.