Disciplina Curricular
Estágio Est(ALIM)
Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar - LEAlim 2023-2024
Contextos
Grupo: LEAlim 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Estagiar numa unidade industrial, laboratorial ou de serviços, Contactar directamente a realidade empresarial do Sector Alimentar/Agro-Industrial Inteirar-se da atividade normal de uma empresa e da forma como esta se organiza. Registar uma experiência de aprendizagem numa empresa. Sistematizar as observações. Desenvolver capacidades analíticas e críticas Relatar a experiência de forma crítica sistematizando a aprendizagem num trabalho escrito e numa apresentação oral Paralelamente esta exposição directa à realidade profissional permite ao aluno: - Desenvolver diferentes “soft skills” a vários níveis - Tomar consciência das suas limitações em termos de competências; - Decidir, sustentadamente, sobre a continuação dos seus estudos no 2º ciclo, avançando para Mestrado.
Programa
Permanecer numa Unidade Industrial/Laboratorial/Serviços durante 1 mês – Maio. Durante a permanência o aluno deverá dar importância aos seguintes aspectos: a. Organização da Empresa (organigrama de decisão, diferentes departamentos, etc.) b. Organização da Produção: “Lay out” da empresa (circuito principal de produção e circuitos paralelos de unidades de apoio) c. Política e Estratégia Comercial d. Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar ao longo do processo e. Segurança no trabalho f. Gestão Ambiental Elaborar um relatório. Entregar apresentar e discutir o mesmo até meados de Junho.
Métodos de ensino e avaliação
Esta unidade curricular funciona em parceria com a UC Instalações e Equipamento Industrial. Constitui assim a concretização do primeiro passo para a inserção dos formandos em meio empresarial. O ensino é tutorial, com docente dedicado a acompanhar a estada do aluno na empresa. A avaliação será realizada através da apresentação pública (salvo em casos de confidencialidade) do relatório e sua discussão perante um júri composto pelo coordenador da UC e o docente de acompanhamento. O relatório escrito também é avaliado pelos dois docentes. Este relatório é muito balizado, com regras bem definidas e targets bem identificados e os critérios de avaliação estão definidos e discutidos com os alunos, já que toda esta informação é apresentada, na primeira e única aula em classe, logo no início do semestre, aquando da apresentação da UC, e está publicada.