Disciplina Curricular

Projecto de Indústria Alimentar PIndAlim

Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar - LEAlim 2023-2024

Contextos

Grupo: LEAlim 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Estabelecer uma ponte para a realidade empresarial do Sector Alimentar/Agro-Industrial. Compreender a complexidade da organização do lay-out e os principais equipamentos das instalações Agro-Industriais, através de aulas de exposição com apresentação de vídeos sobre os lay-out e equipamentos das principais indústrias alimentares, visitas de estudo guiadas e trabalhos realizados em grupo, com apresentação por escrito e por exposição e discussão na aula com a turma. Ter consciência do impacto da 4ª revolução Industrial, ou Indústria 4.0 e da necessidade da adaptação da produção industrial aos conceitos da Bioeconomia ou Economia Circular para a sustentabilidade do Planeta.

Programa

Apresentação de diferentes lay-outs de Indústrias Alimentares e discussão crítica orientada, focada nos principais equipamentos. Visita guiada a Instalações Agro-Industriais de diferentes áreas tecnológicas. Apresentação e discussão dos lay-outs e Instalações das Indústrias visitadas. Análise crítica das Instalações: i) Distribuição no espaço das zonas atribuídas às diferentes funções da Instalação (administrativa, comercial, social, produtiva, etc.) ii) A Zona Produtiva: constatação das tecnologias adequadas iii) Esboço do lay-out c/ distribuição no espaço das diferentes peças de equipamento iv) Instalações de apoio (gerador de vapor, co-geração elétrica, ar comprimido, equipamento de frio, etc.) v) Esboço da implantação no terreno e discussão das diferentes alternativas Os novos paradigmas da Sustentabilidade: – Economia Regenerativa ou Economia Circular. A 4ª Revolução Industrial, o que é e a multiplicidade de impactos e mudanças esperados nos próximos anos.

Métodos de ensino e avaliação

A unidade curricular funciona em aulas de visionamento de vídeos e apresentações de instalações fabris e equipamento industrial e visitas de estudo às Instalações das principais unidades da Indústria Alimentar. O docente atua como elemento provocador de discussão orientada sobre as principais questões relacionadas com as regras do lay-out fabril, dos equipamentos, das tecnologias em apreciação e das instalações de apoio à atividade principal. Os temas da usutentabilidade e da revolução digital são apresentados por meio de slides e vídeos e são discutidos e lidos textos dos livros relevantes e acessíveis nestes temas. A avaliação é contínua (é necessária a presença a 75% das aulas e a realização de 3 visitas), através da apresentação da visita de estudo por grupos de alunos na turma, e trabalho de grupo sobre uma instalação de apoio (geração de vapor, geradores de frio etc) que deverá incluir a interação com as unidades industriais visitadas ou outras relevantes para o caso em estudo.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre