Disciplina Curricular

Sociologia e Política Agrícola e Alimentar SPAAlim

Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar - LEAlim 2023-2024

Contextos

Grupo: LEAlim 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos adquiram os quadros conceptuais e as metodologias necessárias à compreensão do contexto político, socioeconómico e ambiental da sua atividade profissional. Mais em particular, pretende-se que obtenham uma grelha de leitura: (1) do lugar da agricultura na evolução dos usos do solo, atividades e funções dos territórios rurais (2) das grandes transformações tecnológicas, da construção social dos modelos tecnológicos e das suas implicações para a interação entre ambiente e atividades territoriais; (3) da dinâmica das estruturas produtivas no sistema agrícola e alimentar e das lógicas de gestão das unidades que o compõem; (4) da evolução dos modelos de consumo alimentar e da influência dos fatores socioeconómicos na diferenciação de padrões de consumo; e (5) da evolução dos objetivos e medidas de política agrícola e alimentar e dos seus resultados (na perspetiva dos interesses público e privado) em diferentes contextos territoriais.

Programa

1. Sociedade, Ambiente e Territórios Atividades territoriais e não territoriais, condicionantes ambientais e impactes ambientais Paradigmas técnico-económicos, modelos tecnológicos e sistemas técnicos População, agricultura, floresta e incultos na ocupação dos territórios rurais. 2. Sociedade, Agricultura e Alimentação Estruturas agrárias. Evolução e diferenciação da dimensão económica das explorações agrícolas. Racionalidades e lógicas de gestão. Tipos de agriculturas e seus contextos Estruturas produtivas ao longo da cadeia agroalimentar Tendências de evolução e condicionantes sociais dos modelos de consumo e segurança alimentar 3. Políticas, Instituições e Governança Políticas agrícolas e alimentares. Evolução de objetivos, instrumentos e medidas. O processo das políticas agrícolas e alimentares e os seus resultados em face da diversidade de contextos Governança do sistema agroalimentar. Instituições e ação coletiva na produção de bens privados e públicos

Métodos de ensino e avaliação

As metodologias de ensino previstas englobam: (1) Aulas de caráter mais expositivo incindindo nas principais noções e conceitos do programa, nas quais será fomentada a intervenção dos alunos na resposta às questões que organizam a exposição (2) Aulas de realização de trabalhos práticos em que se pretende que o tratamento da informação seja guiado pelo propósito de validação de hipóteses de carater científico no âmbito dos temas propostos (3) Realização de fichas de leitura de textos propostos, com recurso a um guião de leitura (4) Apresentações pelos alunos, organizados em grupos, de trabalhos práticos ou de fichas de leitura de textos e seu debate na sala de aula A avaliação dos alunos terá em conta o seu desempenho e participação nas aulas práticas e teóricas, os trabalhos de grupo e a sua apresentação na sala de aula, e a realização de dois testes escritos cobrindo os conteúdos programáticos.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre

2023/2024 - 2º semestre