Disciplina Curricular

Marketing da Gastronomia MGas

Mestrado Bolonha em Ciências Gastronómicas - MCG 2010-2011

Contextos

Grupo: MCG 2010-2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Introduzir princípios básicos e etapas fundamentais da elaboração de plano de marketing para empresas com actividade no turismo gastronómico (GT). Motivar os alunos a entender a relevância de plano de marketing gastronómico eficaz no sucesso empresarial e desenvolvimento regional no contexto de uma indústria turística altamente competitiva como a Europeia. Aprender a conceber e implementar estratégias de marketing que publicitem/promovam negócios na vertente gastronómica do turismo, bem como fórmulas de medir, avaliar e estimular o consumo de bens e serviços nesta área. No final, poderão: 1. Distinguir características específicas do marketing de TG dentro do marketing de serviços; 2. Explicar a procura de bens e serviços associados ao TG; 3. Desenvolver etapas principais de programa de marketing para empresa na área do TG; 4. Elaborar análise SWOT e desenvolver estratégias de segmentação, targeting e posicionamento de mercado, bem como estratégias de promoção adequadas para um destino gastronómico.

Programa

Parte importante do crescimento da indústria de turismo Europeia nas últimas décadas está intimamente ligada à gastronomia, i.e., ao consumo de produtos, experiências e atracçõs turísticas de natureza gastronómica. Em muitos casos, o consumo de bens, serviços ou eventos alimentares típico de ocasiões de lazer ou viagem é já equiparável em prioridade, notoriedade e rentabilidade ao consumo de outras heranças culturais locais, como museus ou monumentos históricos. Importa assim entender melhor não só qual o papel a desempenhar pela gastronomia no desenvolvimento do turismo em geral, mas também quais são os principais desafios que se colocam às diversas empresas com actividade nesta área. Nesta disciplina serão administrados os conceitos e técnicas básicas de marketing e comportamento do consumidor com aplicação prática e directa no sector de serviços turísticos, nomeadamente nos sub-sectores da hotelaria, restauração, eventos e marketing institucional de regiões. Método de ensino O formato das aulas inclui a exposição clássica de conteúdos por parte do professor, a apresentação, análise e discussão de casos práticos com a participação dos alunos e um projecto de trabalho individual para ser elaborado pelos alunos fora das aulas. Estes últimos serão apresentados e discutidos pelos alunos na última aula do curso.

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação e nota final:
Teste - abordando os conteúdos expostos na aula pelo professor = 40% da nota final
Apresentação, análise e discussão de um caso prático na aula = 30% da nota final
Projecto individual = 30% da nota final

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º semestre

2020/2021 - 2º semestre

2019/2020 - 2 semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre

2014/2015 - 2 Semestre

2013/2014 - 2 Semestre