Disciplina Curricular

Segurança e Política Alimentar SPA

Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar - MEAlim 2016-2017

Contextos

Grupo: MEAlim 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2º Ano

Período:

Grupo: MEAlim 2016-2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecer e integrar as múltiplas dimensões da Segurança Alimentar e Nutricional para compreender a articulação de políticas multinível, através da consolidação de uma visão sistémica que reconheça ligações não-lineares entre subsistemas biológicos, económicos, de saúde, políticos e sociais. Compreender a governança de sistemas alimentares cada vez mais globalizados, cruzando sectores e políticas-chave para o desenvolvimento socioeconómico - em especial nos países em desenvolvimento -, mas que de forma individual são insuficientes para garantir um acesso equitativo a alimentos saudáveis.
A UC é oferecida ao 2º Ciclo de Estudos de Engª Agronómica, Engª Alimentar e Sistemas Agrários Tropicais, passando os objetivos de aprendizagem pela integração de perspetivas, metodologias e abordagens que combinem ciências agroalimentares e ambiente com ciências sociais e humanas, tornando os conceitos aplicáveis transversalmente a vários setores, tipologias de organizações e realidades geopolíticas para possibilitar intervenções transformativas no contexto do desafio da realização da segurança alimentar e nutricional.

Programa

- Segurança Alimentar e Nutricional (SAN): definições e evolução
- Tendências globais em alimentação e sistemas alimentares
- Quantificação de SAN: indicadores, índices e sistematização em escala
- Nexus Alimentação-Saúde-Desenvolvimento Socioeconómico. O ciclo intergeracional do fracasso do crescimento
- Nexus Pobreza-Agricultura-Desenvolvimento Económico. Agricultores de subsistência como prioridade
- Cadeias de Valor agrícolas para o desenvolvimento: Integração de agricultores de subsistência. Projetos de Desenvolvimento apoiados em cadeias de valor
- Ligações entre mercados agrícolas e comércio internacional e SAN. Acordos comerciais globais e políticas agrícolas
- SAN em situações de emergência. A assistência humanitária e a ajuda ao desenvolvimento. A (in)segurança alimentar como catalisador de conflitos / promotora de paz
- O Sistema Alimentar: paradoxos e desafios no rural e urbano. A (dis)funcionalidade e a governança do sistema alimentar
- O Planeamento alimentar urbano
- O Desperdício alimentar na SAN
- Instituições e políticas de cooperação que colocam o desenvolvimento agrícola como estratégia central para alcançar a SAN
- SAN na CPLP

Métodos de ensino e avaliação

Aulas de discussão dos conteúdos programáticos introduzidos numa dimensão expositiva, com apoio em exemplos de aplicação e Estudos de Caso, e “flipped classroom”. Promove-se uma dinâmica de contacto com diferentes realidades geográficas e geopolíticas através da partilha de experiências de docentes e técnicos convidados com percursos profissionais relevantes.
Dada a diversidade de temáticas necessárias, a avaliação contínua é obrigatória, exigindo-se i) a participação em 2/3 das aulas; ii) a apresentação de Trabalhos-Síntese e um Trabalho-Integrador, desenvolvidos ao longo do semestre em grupos de 2-3 estudantes; e iii) a realização de dois testes de avaliação de conhecimentos, autoavaliados e corrigidos nas aulas. Trabalhos-Síntese são resumos críticos de artigos científicos sobre tópicos concretos, selecionados em cada ano. O Trabalho-Integrador tem a perspetiva de Position Paper com base em 3 fontes complementares – um artigo científico, um relatório de organização internacional e uma fonte multimédia – complementadas com materiais adicionais para contextualização e integração.
A abordagem passa por juntar um nível individual, com a participação ativa nas aulas e o contacto com o referencial teórico principal, a um nível de trabalho de grupo, com o diagnóstico de problemas e oportunidades e a elaboração de propostas, análises e críticas apoiadas em fontes diversas e distintas de informação secundária, interagindo para procurar consensos e pontos de crítica e demonstrar capacidade de formular e defender propostas sobre contextos reais.
A avaliação releva a qualidade da participação no debate dos trabalhos dos colegas. Média não inferior a 11,5 valores dispensa exame final. Em caso de exame final, a classificação nele obtida corresponde a 50% da nota da unidade curricular, desde que seja superior a 9,5 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º semestre

2020/2021 - 1º semestre

2019/2020 - 1 semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre