Disciplina Curricular

Viticultura Vit

Mestrado Bolonha em Engenharia de Viticultura e Enologia - MEVE. 2024-2025

Contextos

Grupo: MEVE. 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Vinifera EuroMaster

Período:

Grupo: MEVE. 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialização

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver e aprofundar os princípios científicos subjacentes à cultura da vinha e promover o desenvolvimento de competências para permitir a aplicação desses princípios nas diversas áreas da fileira vitivinícola. Pretende-se também proporcionar o conhecimento, compreensão e aprendizagem das modernas tecnologias de produção de uva, divulgando as mais recentes inovações tecnológicas no âmbito da condução, gestão da folhagem, rega e mecanização da vinha e suas consequências na produção, perenidade, sanidade e qualidade da uva. Para além disso, pretende-se aprofundar os conhecimentos dos alunos na área das relações rendimento/qualidade e maturação e vindima, potenciando as sinergias entre a Viticultura e a Enologia. Em complemento, através de um estudo de caso, chama-se a atenção para as particularidades da tecnologia de produção de uva de mesa e para as grandes potencialidades do nosso país para produção de uvas de elevada qualidade.

Programa

Teóricas 1. Actividade vitivinícola mundial 2. Ampelografia e Selecção da videira 3. Ecofisiologia da videira 4. Zonagem, regiões vitícolas e encepamentos 5. Sistemas de instalação e de condução da vinha 6. Fertilização e manutenção do solo 7. Técnicas de gestão da vegetação 8. Controlo do rendimento e relações rendimento/qualidade 9. Maturação e vindima 10. Particularidades tecnológicas da produção de uva de mesa Práticas Acompanhamento e participação nas operações culturais da vinha: poda de Inverno, tratamentos fitossanitários, manutenção do solo e intervenções em verde. Avaliação das respostas à carga deixada à poda e registos fenológicos. Análise do efeito do sistema de condução e da casta na ecofisiologia da videira, no crescimento vegetativo, na fertilidade e na produção potencial.

Métodos de ensino e avaliação

Avaliação através de um trabalho prático e de exame final escrito.
Exigem-se pelo menos 75% de presenças às aulas práticas, nas quais será elaborado o relatório do trabalho prático executado nas vinhas do ISA que será discutido na última aula.
A nota final será o resultado de 2/3 da nota do exame e 1/3 da nota prática.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2º semestre