Disciplina Curricular
Proteção da Vinha PVin
Mestrado Bolonha em Engenharia de Viticultura e Enologia - MEVE. 2024-2025
Contextos
Grupo: MEVE. 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Vinifera EuroMaster
Período:
Grupo: MEVE. 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialização
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O curso visa fornecer bases sólidas sobre a gestão do ecossistema agrário vinha, com vista a minimizar os impactes causados pelos principais inimigos (agentes patogénicos, pragas e infestantes) que afectam a cultura, aumentando a biodiversidade e diminuindo o risco associado ao uso de pesticidas na saúde do homem e animais e ambiente, promovendo tanto a qualidade ecológica do ecossistema agrário como a sustentabilidade da cultura.
Programa
1. Introdução - Caracterização do ecossistema agrário vinha 2. Principais grupos de inimigos da cultura e estratégias de ataque 2.1. Fungos, bactérias, fitoplasmas, vírus e nemátodes 2.2. Insectos e ácaros 2.3. Infestantes 3. Interacções dos inimigos com o hospedeiro e ambiente 3.1. Doença, suas manifestações, ciclo da doença, resposta de defesa 3.2. Estatuto de praga, estragos, prejuízos e ciclos biológicos 3.3. Biologia de infestantes 4. Protecção Integrada 4.1. Estimativa do risco 4.2. Nível económico de ataque / Tomada de decisão 4.3. Selecção dos meios de Protecção 4.3.1. Culturais, biológicos e químicos 4.3.2. Pesticidas (características gerais, formulações, toxicologia e ecotoxicologia, persistência, resíduos) 5. Doenças da videira 5.1. Míldio 5.2. Oídio 5.3. Podridões dos cachos 5.4. Doenças do lenho 5.5. Doenças radiculares 5.6. Doenças causadas por bactérias e fitoplasmas 5.7. Doenças causadas por vírus 6. Pragas e Auxiliares da vinha 6.1 .Traça da uva 6.2. Cigarrinha verde e outros cicadelídeos 6.3 Ácaros 6.4 Principais auxiliares na vinha 7. Protecção Integrada da Vinha (estudo de casos) (Projecto/seminário a apresentar pelos alunos)
Métodos de ensino e avaliação
Obtenção de frequência: presença a 75 % das aulas. Avaliação contínua – Teste teórico-prático sobre toda a matéria a realizar no final do semestre( 50%); projecto a realizar em grupo, que deverá ser entregue até ao fim do semestre (25%); seminário de apresentação oral do projecto (20%); participação nas aulas (5%). Exame Final – prova teórico-prática, à qual terão acesso todos os alunos que tiverem obtido frequência (em alternativa à avaliação contínua). Aprovação: Serão aprovados os alunos que obtenham classificação final mínima de 10 valores. É obrigatório ter nota mínima de 10 valores na componente teste.