Disciplina Curricular
Economia e Sustentabilidade da Cadeia de Valor ESCVal
Mestrado Bolonha em Engenharia de Viticultura e Enologia - MEVE. 2024-2025
Contextos
Grupo: MEVE. 2024-2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Sem Especialização > Optativas > Optativa 2
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos: 1) identifiquem o problema económico básico da escolha num contexto de escassez e apreendam os conceitos necessários à abordagem deste problema ao nível do sector agrícola e agro-alimentar; 2) compreendam as bases da análise das decisões de produção e de consumo; 3) apreendam a estrutura e comportamento dos mercados agrícolas e agro-alimentares; 4) apliquem os conceitos económicos à análise do sector agrícola e agro-alimentar em Portugal; 5) apreendam os problemas e desafios globais enfrentados pelo sector agrícola e agro-alimentar num mundo em mudança.
Programa
1. Conceitos básicos de Economia 1.1. Escassez, custo de oportunidade e escolha 1.2. Questões a que a economia procura responder 1.3. Metodologia da ciência económica 1.4. Falhas de mercado e intervenção pública 2. O sector agrícola e agro-alimentar português 2.1. A agricultura e a indústria agro-alimentar na economia portuguesa 2.2. Estruturas da produção agrícola e da indústria agro-alimentar 2.3. Os factores de produção 2.4. Resultados económicos na agricultura e na indústria agro-alimentar 3. Produção e oferta de produtos agrícolas e agro-alimentares 3.1. A função de produção, produtividades e substituição entre factores 3.2. Custos, rendimento e maximização do lucro 3.3. Oferta de curto e longo prazo 3.4. Especificidades da oferta de produtos agrícolas e agro-alimentares 4. Procura de produtos agrícolas e agro-alimentares 4.1. Utilidade, escolha do consumidor e função procura 4.2. Determinantes da procura e especificidades da procura de bens alimentares 4.3. Evolução recente do consumo alimentar 5. Mercados e preços de produtos agrícolas e agro-alimentares 5.1. Procura, oferta, equilíbrio e instabilidade dos mercados 5.2. O contexto internacional das trocas de produtos agrícolas e a formação de preços em economia aberta 5.3. Estruturas de mercado e fileiras agro-alimentares 6. A agricultura e a alimentação num mundo em mudança 6.1. A economia agrícola e agro-alimentar mundial 6.2. A globalização e os novos desafios à agricultura 6.3. As políticas agrícolas e rurais dos países da OCDE
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação de conhecimentos assenta, fundamentalmente, em duas componentes: 1. os trabalhos realizados ao longo do semestre e apresentados nas aulas teórico-práticas ou em seminário; e 2. um exame final escrito envolvendo toda a matéria da disciplina