A nova plataforma Fénix, a utilizar a partir do ano letivo 2018-2019, está disponível em https://fenix-edu.isa.ulisboa.pt

Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Curso setembro 2018: apresentação (Link)

Apresentação do curso e objetivos (Link)

Processamento de Grandes Conjuntos de Dados Geográficos com R (ISA, setembro de 2018)

O curso destina-se a participantes que já estejam familiarizados com a linguagem R e com dados geográficos. Pretende-se que os participantes do curso adquiram conhecimentos avançados na utilização da aplicação computacional R para análise de conjunto de dados geográficos de muito grande dimensão, de tipo matricial (“raster”, e.g. “geotiff”) e vectorial (e.g. “shapefile”).

O R é uma aplicação de distribuição gratuita (http://cran.r-project.org/) na qual se pode efectuar análises estatísticas, produzir gráficos, ler, escrever e analisar dados geográficos, e programar. O R dispõe também de um vasto conjunto de packages (e.g. sf, sp, raster, mapview, igraph), cobrindo muitas técnicas de análise de dados, o que acrescenta grandes potencialidades à sua versão base. O R já é a 5a linguagem de programação mais usada no mundo, depois de C, Java, Python, e C++, segundo o IEEE (ranking de 2016).

Note: if participants agree, the course can be taught in English. The notes for the course will be in English.