Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Biotecnologia (2 º Sem 2017/2018)

LB

Breve introdução

 

Programa Biotecnologia

 

1-      A Biotecnologia, os marcos mais relevantes desta nova área das ciências.

2-      Estabelecimento das culturas de microalgas e tecidos vegetais. Seleção do material vegetal, desinfeção e meios de cultura. Manutenção de culturas in vitro.

3-      Cultura de células e tecidos vegetais como fonte de metabolitos secundários. Relação entre crescimento e produção em cultura in vitro. Manipulação do meio de cultura e das condições de cultivo tendo em vista a produção de metabolitos secundários. Imobilização celular vantagens e desvantagens.

4-      Produção biocombustíveis em microalgas.

5-      Biotecnologia microbiana - Processos de produção à escala laboratorial e à escala industrial. A levedura como modelo.

6-      Transferência de genes em procariotas, sua aplicação biotecnológica.

7-      Transformação de plantas superiores. Aplicação da técnica VIGS (Virus-Induced-Gene-Silencing). A edição de genomas. Nucleases “Zinc Finger” e TALEN. versus CRISPR/Cas9. Estudo de casos com aplicação biotecnológica.

8-      Cultura e fusão de protoplastos e sua aplicação em biotecnologia. Variação somaclonal: vantagens e inconvenientes. Sementes artificiais. Aclimatização de plantas obtidas por cultura de tecidos. Biorreactores de imersão temporária.

9-      Visitas de estudo à unidade de produção de microalgas

 

Corpo Docente

Maria da Glória Calado Inglês Esquivel (Responsável)

Catarina Paula Guerra Geoffroy Prista

Jorge Alexandre Matos Pinto de Almeida

Luísa Cristina dos Mártires Ferreira de Carvalho

Maria Leonor Mota Morais Cecílio

Maria Luísa Lopes de Castro e Brito

Patrícia Eduarda Domingos Vidigal