Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.
Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.
disciplinas
>
Biotecn/2017-2018/2-semestre
>
Programa
Biotecnologia (2 º Sem 2017/2018)ProgramaBiotecnologia Licenciatura Bolonha em BiologiaPrograma
1- A Biotecnologia, os marcos mais relevantes desta nova área das ciências.
2- Estabelecimento das culturas de microalgas e tecidos vegetais. Seleção do material vegetal, desinfeção e meios de cultura. Manutenção de culturas in vitro. 3- Cultura de células e tecidos vegetais como fonte de metabolitos secundários. Relação entre crescimento e produção em cultura in vitro. Manipulação do meio de cultura e das condições de cultivo tendo em vista a produção de metabolitos secundários. Imobilização celular vantagens e desvantagens. 4- Produção biocombustíveis em microalgas. 5- Biotecnologia microbiana - Processos de produção à escala laboratorial e à escala industrial. A levedura como modelo. 6- Transferência de genes em procariotas, sua aplicação biotecnológica. 7- Transformação de plantas superiores. Aplicação da técnica VIGS (Virus-InducedGene-Silencing). A edição de genomas. Nucleases “Zinc Finger” e TALEN. versus CRISPR/Cas9. Estudo de casos com aplicação biotecnológica. 8- Cultura e fusão de protoplastos e sua aplicação em biotecnologia. Variação somaclonal: vantagens e inconvenientes. Sementes artificiais. Aclimatização de plantas obtidas por cultura de tecidos. Biorreactores de imersão temporária. 9- Visitas de estudo à unidade de produção de microalgas |