Física I (1 º Sem 2017/2018)

LAP , LEFRN , LB , LEA , LEAlim , LEAmb , LEZ

Método de Avaliação

Frequência e avaliação
Esta unidade curricular (UC) está dividida em 2 módulos:
• O módulo 1 que terminará na 1ª semana de Novembro incluirá a matéria referida no módulo 1 do programa da disciplina;
• O módulo 2, a decorrer no restante período do semestre, incluirá a matéria referida no módulo 2 do programa da disciplina.

1. Frequência
É necessário ter frequência para poder ser admitido a exame final. A frequência é obtida mediante a entrega de, no mínimo, 75% dos relatórios dos trabalhos experimentais realizados nas aulas práticas e a aprovação na avaliação oral sobre os referidos relatórios a decorrer na última semana de aulas. À frequência fica associada a nota desta prova, que poderá ser de 1, 2 ou 3 valores, conforme ela tenha obtido a classificação de suficiente, bom ou muito bom.
Estão sujeitos a este regime todos os alunos inscritos na UC, que não tenham obtido frequência nos dois anos anteriores, sem exceção.

2. Avaliação
A nota final será a soma de duas componentes:
•A componente A que é a nota obtida no exame final (máximo 17 valores).
•A componente B que é a nota obtida na avaliação dos trabalhos experimentais (máximo 3 valores) São aprovados os alunos que obtiverem na soma das duas componentes uma classificação > ou = a 10 valores, tendo obtido na componente A uma nota ≥ 8 valores.
A componente A é obtida no exame final.
A componente B é obtida quando da obtenção da frequência. O exame final está dividido em duas partes correspondentes à matéria de cada um dos módulos. Em cada parte haverá um bloco de questões teóricas e um outro com resolução de problemas. Os alunos podem dispensar da parte correspondente ao módulo 1 nas condições referidas no ponto seguinte. A nota final terá a seguinte ponderação:
Módulo 1 – 50%
Módulo 2 – 50%

3. Prova de avaliação do módulo 1.
Será realizada uma avaliação parcial correspondente à matéria do módulo 1 (normalmente na 2ª semana de Novembro) na forma de teste escrito. Esta avaliação será classificada na escala de 0 a 17. A obtenção de uma nota ≥ 6.5 valores permite dispensar da parte do exame final correspondente ao módulo 1. A dispensa é valida apenas para as provas realizadas no presente ano letivo