Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Gestão e Marketing (1 º Sem 2013/2014)

LEA , LEAlim , LEZ

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

19/12/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

10. Os comportamentos e atitudes dos consumidores

1) Noção de disposição a pagar dos consumidores.

2) Apresentação dos diferentes métodos de avaliação da disposição a pagar.

3) Métodos das preferências reveladas: vantagens e desvantagens.

4) Métodos das preferências declaradas: vantagens e desvantagens.

5) Economia experimental: conceitos, vantagens e desvantagens.

6) Os mercados experimentais em contexto agroalimentar: temas e exemplos.

7) Realização de um mercado experimental com a participação dos alunos.

8) Revisão do conteúdo programático da U.C. e esclarecimento de dúvidas.

Modificado em 20/12/2013 12:05 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

19/12/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

10. Os comportamentos e atitudes dos consumidores

1) Noção de disposição a pagar dos consumidores.

2) Apresentação dos diferentes métodos de avaliação da disposição a pagar.

3) Métodos das preferências reveladas: vantagens e desvantagens.

4) Métodos das preferências declaradas: vantagens e desvantagens.

5) Economia experimental: conceitos, vantagens e desvantagens.

6) Os mercados experimentais em contexto agroalimentar: temas e exemplos.

7) Realização de um mercado experimental com a participação dos alunos.

8) Revisão do conteúdo programático da U.C. e esclarecimento de dúvidas.

Modificado em 20/12/2013 12:05 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

17/12/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

10. Os comportamentos e atitudes dos consumidores

1) Noção de comportamento do consumidor/comprador;

2) O processo de tomada de decisão e o comportamento do consumidor;

3) As características dos consumidores/compradores;

4) Os fatores psicológicos e a definição de : motivações, perceção, atitudes e comportamento.

5) As etapas do processo de decisão do comprador/consumidor.

6) Os modelos de análise do comportamento do consumidor.

7) A segementação do mercado, a seleção dos mercados alvo e o posicionamento.

Modificado em 20/12/2013 12:06 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

17/12/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

10. Os comportamentos e atitudes dos consumidores

1) Noção de comportamento do consumidor/comprador;

2) O processo de tomada de decisão e o comportamento do consumidor;

3) As características dos consumidores/compradores;

4) Os fatores psicológicos e a definição de : motivações, perceção, atitudes e comportamento.

5) As etapas do processo de decisão do comprador/consumidor.

6) Os modelos de análise do comportamento do consumidor.

7) A segementação do mercado, a seleção dos mercados alvo e o posicionamento.

Modificado em 20/12/2013 12:06 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

12/12/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

9. Os elementos do marketing mix (continuação)

1) Principais componentes da política do produto (continuação);

2) Apresentação da variável do marketing mix "preço" e respetiva política;

3) Determinação do preço: custos, procura e concorrência.

4) Classificação de preços;

5) Apresentação da variável do marketing mix "distribuição" e respetiva política;

6) Diferentes canais de distribuição e sua representatividade no setor agroalimentar;

7) Apresentação da variável do marketing mix "comunicação" e respetiva política.

8) Principais instrumentos da estratégia de comunicação.

Modificado em 20/12/2013 12:07 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

12/12/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

9. Os elementos do marketing mix (continuação)

1) Principais componentes da política do produto (continuação);

2) Apresentação da variável do marketing mix "preço" e respetiva política;

3) Determinação do preço: custos, procura e concorrência.

4) Classificação de preços;

5) Apresentação da variável do marketing mix "distribuição" e respetiva política;

6) Diferentes canais de distribuição e sua representatividade no setor agroalimentar;

7) Apresentação da variável do marketing mix "comunicação" e respetiva política.

8) Principais instrumentos da estratégia de comunicação.

Modificado em 20/12/2013 12:09 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

10/12/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

9. Os elementos do marketing mix

1) Apresentação das variáveis básicas do marketing mix;

2) Identificação das políticas do marketing mix e da sua interação;

3) Variável "produto" e respetiva política;

4) Classificação de produtos;

5) Ciclo de vida dos produtos;

6) Desenvolvimento de novos produtos (tipologia);

7) Principais componentes da política do produto.

Modificado em 20/12/2013 12:10 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

10/12/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

9. Os elementos do marketing mix

1) Apresentação das variáveis básicas do marketing mix;

2) Identificação das políticas do marketing mix e da sua interação;

3) Variável "produto" e respetiva política;

4) Classificação de produtos;

5) Ciclo de vida dos produtos;

6) Desenvolvimento de novos produtos (tipologia);

7) Principais componentes da política do produto.

Modificado em 20/12/2013 12:10 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

05/12/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

8. Os elementos da estratégia de marketing (continuação)

1) Definição de atividade em marketing.

2) Avaliação do interesse das atividades do portfolio da empresa: matriz BCG.

3) Elaboração da estratégia de marketing:

 - Análise e diagnóstico de situação;

 - Estabelecimento de objetivos;

 - Opção por estratégia de marketing: mercados alvo, posicionamento e fontes de mercado.

Modificado em 20/12/2013 12:11 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

05/12/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

8. Os elementos da estratégia de marketing (continuação)

1) Definição de atividade em marketing.

2) Avaliação do interesse das atividades do portfolio da empresa: matriz BCG.

3) Elaboração da estratégia de marketing:

 - Análise e diagnóstico de situação;

 - Estabelecimento de objetivos;

 - Opção por estratégia de marketing: mercados alvo, posicionamento e fontes de mercado.

Modificado em 20/12/2013 12:12 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

03/12/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

8. Os elementos da estratégia do marketing

1) Objetivos principais da estratégia de marketing.

2) O marketing e o planeamento estratégico.

3) Marketing estratégico e marketing tatico/operacional.

4) Análise de cenários e a definição de uma estratégia de marketing.

5) Análise SWOT: apresentação, objetivos, vantagens e sua implementação.

Modificado em 20/12/2013 12:13 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

03/12/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

8. Os elementos da estratégia do marketing

1) Objetivos principais da estratégia de marketing.

2) O marketing e o planeamento estratégico.

3) Marketing estratégico e marketing tatico/operacional.

4) Análise de cenários e a definição de uma estratégia de marketing.

5) Análise SWOT: apresentação, objetivos, vantagens e sua implementação.

Modificado em 20/12/2013 12:13 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

28/11/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

Aula não leccionada

A aula não se realizou porque a docente convidada teve que estar presente numa reunião agendada pela instituição (INIAV) na qual desenvolve atividade de investigação.

Modificado em 17/12/2013 17:06 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

28/11/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

Aula não leccionada

A aula não se realizou porque a docente convidada teve que estar presente numa reunião agendada pela instituição (INIAV) na qual desenvolve atividade de investigação.

Modificado em 17/12/2013 17:06 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

26/11/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

7. O ambiente do marketing

1) Definição de Micro e macro ambiente.

2) Apresentação dos principais fatores do macro ambiente: PEST.

3) Ambiente político: breves noções sobre a PAC e políticas de desenvolvimento.

4) Ambiente Económico: limitações e potencialidades.

5) Ambiente sociocultural: fatores demograficos e outros.

6) Ambiente tecnológico: inovação e adaptação às tecnologias de informação.

Modificado em 20/12/2013 12:14 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

26/11/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

7. O ambiente do marketing

1) Definição de Micro e macro ambiente.

2) Apresentação dos principais fatores do macro ambiente: PEST.

3) Ambiente político: breves noções sobre a PAC e políticas de desenvolvimento.

4) Ambiente Económico: limitações e potencialidades.

5) Ambiente sociocultural: fatores demograficos e outros.

6) Ambiente tecnológico: inovação e adaptação às tecnologias de informação.

Modificado em 20/12/2013 12:15 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

21/11/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

6. O conceito de marketing e sua evolução

1) Evolução do conceito de marketing: conceções tradicional e moderna.

2) As funções do marketing: estratégico e operacional.

3) Gestão de empresas e o marketing.

4) Marketing e Agricultura.

5) Da ótica da produção à ótica de mercado.

Modificado em 22/11/2013 17:02 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

21/11/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

6. O conceito de marketing e sua evolução

1) Evolução do conceito de marketing: conceções tradicional e moderna.

2) As funções do marketing: estratégico e operacional.

3) Gestão de empresas e o marketing.

4) Marketing e Agricultura.

5) Da ótica da produção à ótica de mercado.

Modificado em 22/11/2013 17:02 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

19/11/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

5. Controlo de Gestão: ferramentas, métodos e técnicas contabilísticas. (Cont.) e 6. O conceito de marketing e sua evolução

1) Resolução do caderno de exercícios nº 5.

2) Apresentação do módulo de Marketing segundo os temas identificados no programa da UC.

3) Introdução ao conceito de Marketing.

Modificado em 22/11/2013 17:14 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

19/11/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

5. Controlo de Gestão: ferramentas, métodos e técnicas contabilísticas. (Cont.) e 6. O conceito de marketing e sua evolução

1) Resolução do caderno de exercícios nº 5.

2) Apresentação do módulo de Marketing segundo os temas identificados no programa da UC.

3) Introdução ao conceito de Marketing.

Modificado em 22/11/2013 17:15 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

14/11/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

5. Controlo de Gestão: ferramentas, métodos e técnicas contabilísticas. (Cont.)

1) Finalização da resolução do caderno de exercícios nº 4.

2) Apresentação dos sistemas de valorimetria e respetivos critérios valorimétricos.

3) Apresentação do custeio de produções conjuntas: tipos de produtos e respetivos critérios.

4) Resolução do caderno de exercícios nº 5.

 

 

Modificado em 22/11/2013 17:15 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

14/11/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

5. Controlo de Gestão: ferramentas, métodos e técnicas contabilísticas. (Cont.)

1) Finalização da resolução do caderno de exercícios nº 4.

2) Apresentação dos sistemas de valorimetria e respetivos critérios valorimétricos.

3) Apresentação do custeio de produções conjuntas: tipos de produtos e respetivos critérios.

4) Resolução do caderno de exercícios nº 5.

Modificado em 22/11/2013 17:15 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

12/11/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

5. Controlo de Gestão: ferramentas, métodos e técnicas contabilísticas. (Cont.)

1) Método contabilistico das operações ou ABC.

2) Apresentação de diferentes técnicas contabilísticas.

3) Sistema de custeio: real e teórico.

4) Resolução do caderno de exercicios n° 4.

Modificado em 22/11/2013 17:16 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

12/11/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

5. Controlo de Gestão: ferramentas, métodos e técnicas contabilísticas. (Cont.)

1) Método contabilistico das operações ou ABC.

2) Apresentação de diferentes técnicas contabilisticas.

3) Sistema de custeio: real e teórico.

4) Resolução do caderno de exercicios n° 4.

Modificado em 22/11/2013 17:14 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

07/11/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

Realização do trabalho prático

Realização do trabalho prático de grupo para obtenção da frequência à disciplina.

Modificado em 08/11/2013 10:20 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

07/11/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

Realização do trabalho prático

Realização do trabalho prático de grupo para obtenção da frequência à disciplina.

Modificado em 08/11/2013 10:20 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

05/11/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

5. Controlo de gestão: ferramentas, técnicas e métodos contabilísticos.

1) Controlo de gestão: estratégico e operacional.

2) Contabilidade: geral e de gestão.

3) Método contabilístico tradicional.

4) Método contabilístico das secções homogéneas.

Modificado em 11/11/2013 10:25 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

05/11/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

5. Controlo de gestão: ferramentas, técnicas e métodos contabilísticos.

1) Controlo de gestão: estratégico e operacional.

2) Contabilidade: geral e de gestão.

3) Método contabilístico tradicional.

4) Método contabilístico das secções homogéneas.

Modificado em 11/11/2013 10:26 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

31/10/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

Resolução do caderno de exercícios 3.

 

Resolução dos exercícios do caderno de exercícios 3.

Modificado em 01/11/2013 11:31 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

31/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

Resolução do caderno de exercícios 3.

 

Resolução dos exercícios do caderno de exercícios 3.

Modificado em 01/11/2013 11:31 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

29/10/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

4. Classificação e gestão do risco e incerteza

1) Conceitos de risco e incerteza.

2) Relação entre incerteza e confiança na decisão.

3) Fontes de risco e incerteza.

4) O processo de tomada de decisão e o risco.

5) Instrumentos de redução de risco.

Modificado em 01/11/2013 11:30 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

29/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

4. Classificação e gestão do risco e incerteza

1) Conceitos de risco e incerteza.

2) Relação entre incerteza e confiança na decisão.

3) Fontes de risco e incerteza.

4) O processo de tomada de decisão e o risco.

5) Instrumentos de redução de risco.

Modificado em 01/11/2013 11:30 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

24/10/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

Resolução do caderno de exercícios 2.

 

Resolução dos exercícios do caderno de exercícios 2.

Modificado em 01/11/2013 11:22 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

24/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

Resolução do caderno de exercícios 2.

 

Resolução dos exercícios do caderno de exercícios 2.

Modificado em 01/11/2013 11:22 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

22/10/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

3. Objetivos e apuramento de resultados: utilização de orçamentos. (Cont.)

1) Definição de orçamento e sua estrutura.

2) Definição de coeficiente técnico e apresentação de exemplos.

3) Classificação de orçamentos.

4) Orçamento anual de atividade: estrutura e principais resultados.

5) Oçamento parcial de substituição.

6) Bases para imputação de custos.

Modificado em 01/11/2013 11:19 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

22/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

3. Objetivos e apuramento de resultados: utilização de orçamentos. (Cont.)

1) Definição de orçamento e sua estrutura.

2) Definição de coeficiente técnico e apresentação de exemplos.

3) Classificação de orçamentos.

4) Orçamento anual de atividade: estrutura e principais resultados.

5) Oçamento parcial de substituição.

6) Bases para imputação de custos.

Modificado em 01/11/2013 11:19 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

17/10/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

Resolução do caderno de exercícios 1

 

Realização dos exercícios 5 a 8 do caderno de exercícios 1.

Modificado em 01/11/2013 11:11 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

17/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

Resolução do caderno de exercícios 1

 

Realização dos exercícios 5 a 8 do caderno de exercícios 1.

Modificado em 01/11/2013 11:11 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

15/10/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

3. Objetivos e apuramento de resultados: utilização de orçamentos.

 

1) Objetivos da empresa e definição de indicadores para avaliação dos resultados.

2) Resultados económicos e de tesouraria.

3) Cálculo do resultado de tesouraria.

4) Cálculo dos resultados económicos segundo a classificação dos fatores de produção.

5) Cálculo dos resultados económicos com base na especificidade dos custos.

Modificado em 01/11/2013 11:06 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

15/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

3. Objetivos e apuramento de resultados: utilização de orçamentos.

 

1) Objetivos da empresa e definição de indicadores para avaliação dos resultados.

2) Resultados económicos e de tesouraria.

3) Cálculo do resultado de tesouraria.

4) Cálculo dos resultados económicos segundo a classificação dos fatores de produção.

5) Cálculo dos resultados económicos com base na especificidade dos custos.

Modificado em 01/11/2013 11:06 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

10/10/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

2. Estrutura e funcionamento das empresas: gestão e classificação de custos (Cont.)

 

1) Estrutura das empresas: gestão operacional e gestão estratégica.

2) Remuneração de fatores de produção: trabalho, capital, empresário e terra.

3) Classificação do fator de produção capital.

4) Definição e cálculo do juro de capital circulante e de capital fixo.

5) Definição e cálculo de uma amortização.

 

 

Modificado em 01/11/2013 10:59 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

10/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

2. Estrutura e funcionamento das empresas: gestão e classificação de custos (Cont.)

 

1) Estrutura das empresas: gestão operacional e gestão estratégica.

2) Remuneração de fatores de produção: trabalho, capital, empresário e terra.

3) Classificação do fator de produção capital.

4) Definição e cálculo do juro de capital circulante e de capital fixo.

5) Definição e cálculo de uma amortização.

 

 

Modificado em 01/11/2013 10:59 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

08/10/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

Resolução do Caderno de Exercícios 1

 

Resolução dos exercícios: 1 a 4.

Modificado em 31/10/2013 19:28 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

08/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

Resolução do Caderno de Exercícios 1

 

Resolução dos exercícios: 1 a 4.

Modificado em 31/10/2013 19:28 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

03/10/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

2. Estrutura e funcionamento das empresas: gestão e classificação de custos (Cont.)

 

1) Diferentes critérios de classificação de custos.

2) Relação custo-volume: custos fixos e custos variáveis.

3) Classificação de custos variáveis totais: exemplos.

4) Limiares de rendibilidade e de encerramento.

5) Conceito de custos unitarios, médios e marginais: exemplos.

6) Economia de Dimensão versus Economia de Escala.

Modificado em 31/10/2013 19:30 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

03/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

2. Estrutura e funcionamento das empresas: gestão e classificação de custos (Cont.)

 

1) Diferentes critérios de classificação de custos.

2) Relação custo-volume: custos fixos e custos variáveis.

3) Classificação de custos variáveis totais: exemplos.

4) Limiares de rendibilidade e de encerramento.

5) Conceito de custos unitarios, médios e marginais: exemplos.

6) Economia de Dimensão versus Economia de Escala.

Modificado em 31/10/2013 19:29 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

01/10/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

2. Estrutura e funcionamento das empresas: gestão e classificação de custos

 

1) Etapa de planeamento no ciclo de gestão: respetivas fases.

2) Envolvente da empresa: contextual e transacional.

3) Dimensões da atividade da empresa: económica e financeira.

4) Apresentação dos circuitos: económico, financeiro e de tesouraria.

5) Explicação dos conceitos: custo, proveito, despesa, receita, pagamento e recebimento.

6) Aplicação prática dos conceitos anteriores.

Modificado em 31/10/2013 19:05 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

01/10/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

2. Estrutura e funcionamento das empresas: gestão e classificação de custos

 

1) Etapa de planeamento no ciclo de gestão: respetivas fases.

2) Envolvente da empresa: contextual e transacional.

3) Dimensões da atividade da empresa: económica e financeira.

4) Apresentação dos circuitos: económico, financeiro e de tesouraria.

5) Explicação dos conceitos: custo, proveito, despesa, receita, pagamento e recebimento.

6) Aplicação prática dos conceitos anteriores.

Modificado em 31/10/2013 19:05 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

26/09/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

1. Conceitos fundamentais de Gestão (Cont.)

1) Conceito de Decisão em Gestão.

2) Fundamentos da Teoria da Tomada de Decisão.

3) Processo de Tomada de Decisão: apresentação e detalhe das respetivas 5 etapas.

4) Principais fatores que influenciam o processo de tomada de decisão.

5) Apresentação das principais etapas de gestão.

6) Exemplo de um processo de tomada de decisão: trabalho de grupo realizado na aula.

Modificado em 31/10/2013 18:53 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

26/09/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

1. Conceitos fundamentais de Gestão (Cont.)

1) Conceito de Decisão em Gestão.

2) Fundamentos da Teoria da Tomada de Decisão.

3) Processo de Tomada de Decisão: apresentação e detalhe das respetivas 5 etapas.

4) Principais fatores que influenciam o processo de tomada de decisão.

5) Apresentação das principais etapas de gestão.

6) Exemplo de um processo de tomada de decisão: trabalho de grupo realizado na aula.

Modificado em 31/10/2013 18:53 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

24/09/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

1. Conceitos Fundamentais de Gestão

 

1) Diferentes conceitos de Gestão.

2) O que é uma Organização?

3) Caso particular de organização: Empresa.

4) Principal ator do processo de gestão: Gestor.

5) As principais funções do gestor.

Modificado em 31/10/2013 18:44 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

24/09/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

1. Conceitos Fundamentais de Gestão

 

1) Diferentes conceitos de Gestão.

2) O que é uma Organização?

3) Caso particular de organização: Empresa.

4) Principal ator do processo de gestão: Gestor.

5) As principais funções do gestor.

Modificado em 31/10/2013 18:44 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

19/09/2013 11:15 Aula Teórico-Práticas

Apresentação da disciplina

 

1) Considerações gerais: avaliação e frequência.

2) Apresentação dos objetivos dos dois módulos: gestão e marketing.

3) Apresentação das principais referências bibliográficas.

4) Apresentação e explicação do enunciado do trabalho prático.

Modificado em 31/10/2013 18:43 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

19/09/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

Apresentação da disciplina

 

1) Considerações gerais: avaliação e frequência.

2) Apresentação dos objetivos dos dois módulos: gestão e marketing.

3) Apresentação das principais referências bibliográficas.

4) Apresentação e explicação do enunciado do trabalho prático.

Modificado em 31/10/2013 18:41 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

17/09/2013 10:45 Aula Teórico-Práticas

Apresentação da disciplina

 

Breve apresentação, uma vez que a docente não estava formalmente convidada para iniciar a atividade letiva.


Modificado em 31/10/2013 18:42 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

17/09/2013 08:15 Aula Teórico-Práticas

Apresentação da disciplina

 Breve apresentação, uma vez que a docente não estava formalmente convidada para iniciar a atividade letiva.

 


Modificado em 31/10/2013 18:42 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.