Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Gestão, Marketing e Comercialização no Sector Vitivinícola (2 º Sem 2014/2015)

MVE

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

29/05/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Apresentação de casos práticos

Apresentação de casos práticos

Modificado em 16/11/2016 11:57 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

23/05/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Marketing de Vinhos

 

 

Caracterização do marketing de vinhos: o lançamento de novos vinhos (processo de desenvolvimento de novos vinhos e análises de “portfolio”), a estratégia e o planeamento em marketing de vinhos, o planeamento estratégico e fases de planeamento do marketing de vinhos (relação entre objetivos, estratégias e táticas e auditoria de marketing e análises PEST e SWOT);

Estudos de mercado: a definição do problema, os designs de pesquisa e os métodos qualitativos

(“Focus Group”). Os métodos quantitativos (a medição: propriedades das escalas, as escalas de

medição e a construção de questionários) e os métodos de sondagens;

Análise de estudos de caso: “O Sabor Conta” (Estudo de lançamento da Marca Mateus no Mercado do Reino Unido).

Modificado em 03/09/2015 11:22 Rui Pinto Monteiro Presenças: não foram contabilizadas.

22/05/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Marketing de Vinhos

1. Apresentação do módulo de “marketing de Vinhos”: objectivos, conteúdos e modelo de avaliação.

2. Introdução ao marketing: do conceito e processo de marketing à orientação para o mercado.

3. Caracterização do marketing de vinhos: as especificidades do marketing de vinhos, a cadeia de valor do produto vinho e a gestão de marketing do produto vinho ( o produto vinho numa perspetiva de marketing, a gestão da produção de vinho, a estratégia e gestão de marcas de vinho).

Modificado em 16/11/2016 11:37 Prof. Rui Manuel Pinto Monteiro Presenças: não foram contabilizadas.

15/05/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Apresentação de casos práticos

Apresentação de casos práticos

Modificado em 16/11/2016 09:58 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

08/05/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Teste de avaliação do Módulo 2

Teste de avaliação do Módulo 2

Modificado em 25/05/2015 17:29 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

01/05/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Ausência de sumário; motivo: Feriado Nacional

Ausência de sumário; motivo: Feriado Nacional

Modificado em 25/05/2015 17:28 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

24/04/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 2: Ponto 2 (cont.)

Módulo 2  - Introdução à Gestão e Avaliação de Projetos no Setor Vitivinícola

2. Introdução à Avaliação de Projetos (cont.)

2.5. Análise de Investimentos com base em Orçamentos Plurianuais

2.6. Critérios de Análise de Rentabilidade Empresarial

2.7. Caso Prático

Modificado em 25/05/2015 17:27 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

17/04/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 2: Ponto 2

Módulo 2 - Introdução à Gestão e Análise de Projetos no Setor Vitivinicola

Ponto 2 - Introdução à Análise de Projetos

2.1. Conceito e Classificação de Projetos

2.2. Ciclo de Vida de Projetos

2.3. Introdução ao Cálculo Financeiro

2.4. Avaliação de Projetos na Ótica Empresarial

Modificado em 25/05/2015 17:24 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

10/04/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Módulo 2 - Apresentação e Ponto 1

Módulo 2 - Introdução à Gestão e Análise de Projetos no Setor Vitivinícola

- Apresentação do Programado Módulo 2

1. Introdução à Gestão

1.1. Conceitos Fundamentais de Gestão

1.2. Ciclo de Gestão

1.3. Circuitos Económico, Financeiro e de Tesouraria

1.4. Classificação de Custos

1.5. Fatores de Produção

Modificado em 25/05/2015 17:21 Prof. Maria Alexandra Campos Seabra Pinto Presenças: não foram contabilizadas.

03/04/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Ausência de sumário. Motivo: férias da Páscoa

Ausência de sumário. Motivo: férias da Páscoa

Modificado em 08/05/2015 11:10 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

27/03/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Teste de avaliação do módulo I

Teste de avaliação do módulo 1

Modificado em 14/04/2015 10:13 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

20/03/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Os apoios ao investimento na vinha e no vinho. Estratégias para a internacionalização do sector do vinho

2.4 Os apoios ao investimento na vinha e no vinho

3. Estratégias para a internacionalização do sector do vinho

Modificado em 23/03/2015 12:08 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

13/03/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

2.3 A gestão do potencial vitícola: plantações, replantações e arranque

 Gestão do potencial vitícola: plantações, replantações e arranque

Modificado em 16/03/2015 15:44 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

06/03/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

2.2 O programa de apoio nacional - Regulamento (CE) 1308, de 2013, do Conselho

2.2 O programa de apoio nacional - Regulamento (CE) 1308, de 2013, do Conselho

Modificado em 16/03/2015 15:42 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

27/02/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

1. O mercado do vinho: principais variáveis. 2.Regras relativas ao sector vitivinícola no âmbito da Reforma da PAC

1. O mercado do vinho: principais variáveis

2. Regras relativas ao sector vitivinícola no âmbito da Reforma da PAC de 2013

2.1 Processos de certificação de vinhos com indicação geográfica e denominação de origem protegida

Modificado em 16/03/2015 15:39 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.

20/02/2015 09:00 Aula Teórico-Práticas

Apresentação da Disciplina e do Módulo 1

Apresentação da disciplina e do módulo 1: programa do módulo 1, avaliação de conhecimentos e métodos de trabalho.

Modificado em 25/02/2015 12:24 Prof. Maria Filomena Ramos Duarte Presenças: não foram contabilizadas.