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Gestão, Marketing e Comercialização no Sector Vitivinícola (2 º Sem 2016/2017)

MVE

Objectivos

Módulo 1 - Gestão: introdução de conceitos básicos de gestão de organizações, com especial ênfase na gestão e análise custos; caracterização dos principais tipos de resultados e respectivas metodologias de apuramento; capacidade de interpretração dos principais indicadores de rendibilidade e viabilidade de investimentos.
Módulo 2 – Econbomia e política da vinha e do vinho: situar a importância do sector vitivinícola comunitário num contexto mundial, proporcionar aos alunos o conhecimento dos principais aspectos da na Organização Comum de Mercado (OCM) do vinho: medidas de controlo do potencial vitícola, medidas de apoio ao sector através dos programas nacionais, regras para as Denominações de Origem Protegidas e Indicações Geográficas. Introduzir os conceitos de procura e oferta para analisar o comportamento do mercado do vinho.
Módulo 3 – Marketing de vinhos: dar uma visão global do marketing e da forma como este influencia a gestão das empresas; destacar os aspectos específicos da vitivinicultura e a forma como estes influenciam o marketing do sector aos mais diversos néveis; Proporcionar o contacto com experiências práticas na área do marketing de vinhos.