Hidrologia (1 º Sem 2013/2014)

LEAmb , MEA

Breve introdução

Pretende-se dotar os alunos de conhecimentos que lhes permitam quantificar os fluxos e armazenamentos de água nos diferentes níveis a que se processa a componente terrestre do ciclo hidrológico, a sua interacção com os mecanismos biológicos introduzidos através da actividade agrícola, a manutenção dos ecossistemas criados, assim como prever futuras disponibilidades e necessidades em água.
As ferramentas fornecidas permitirão a actuação a diferentes níveis do planeamento e gestão dos recursos hídricos, sobretudo se articuladas com os conhecimentos a obter noutras disciplinas, como Técnicas do Regadio, Rega e Drenagem, Conservação do Solo e da Água, Gestão de Recursos Hídricos, Projectos e Ordenamento do Território, por exemplo.
Será dada ênfase à caracterização analítica dos processos hidrológicos e à sua quantificação. Ao mesmo tempo, introduzir-se-á a modelação matemática daqueles, a resolução numérica de equações e métodos para os quais não existam soluções analíticas ou a procura de soluções analíticas aproximadas, numa perspectiva de engenharia. Pretende-se assim fornecer ao aluno a capacidade de analizar criticamente um problema e de ter a flexibilidade suficiente para o resolver, de uma forma pragmática.

Paulo Guilherme Martins de Melo Matias (Responsável)