Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Produção de Aves e Suínos (1 º Sem 2017/2018)

LEZ , MEA

Programa

Produção de Aves e Suínos

Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica
Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica

Programa

A produção suína no Mundo, na Europa e em Portugal. As raças de suínos: raças chinesas, europeias e americanas. O melhoramento dos suínos: Selecção genética, esquemas de cruzamento. O ciclo reprodutivo da porca: Puberdade, ovulação, fecundação, gestação, parto, lactação, desmame – cobrição. Produtividade numérica das porcas: formas de expressão. O leitão: Particularidades fisiológicas, programas de alimentação. Os suínos em crescimento – acabamento: Estratégias de produção, Programas de alimentação. A carcaça dos suínos: definição, rendimento, composição média, classificação comercial. Planificação de uma suinicultura intensiva. Apresentação oral de temas científicos. Visitas de estudo.
Situação da indústria avícola no mundo. Selecção e multiplicação em avicultura. Particularidades fisiológicas das aves. Segmento da produção de carne: produção de frangos; centro de abate; produção de reprodutoras; centro de incubação. Segmento da produção de ovos: produção de frangas para postura, produção de galinhas poedeiras; centro de processamento de ovos. Aulas práticas: visitas de estudo; apresentação e discussão de trabalhos; necrópsia a galinhas poedeiras; projecto prático com frangos de carne.