Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Culturas Tropicais (1 º Sem 2015/2016)

MEA

Programa

Culturas Tropicais

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica

Programa

As culturas tratadas serão do Grupo dos Estimulantes, o cafeeiro, o cacaueiro, o chá e o tabaco.
Das alimentares o milho, o arroz e a mandioca.
Das fruteiras a banana, o ananás, a mangueira e o cajueiro.
Das oleaginosas o coqueiro, a palmeira do déndem e o amendoim.
Para cada cultura abordar-se-ão os seguintes aspectos: Origem, Importância económica, Principais produtores e importadores, Tipos de propagação, Técnicas cultutrais alfobres e viveiros, Piquetagem, Sementeira directa ou transplantação, Rega, Fertilização, capinas, Podas, Operações culturais especiais, Colheita e pós colheita

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

No que toca à aprendizagem da produção agrícola, a unidade curricular será o corolário onde os alunos podem aplicar os conceitos que apreenderam em todas as outras unidades curriculares e ainda tomar conhecimento com a realidade tropical não apenas nas potencialidades mas também com constrangimentos com que se poderão deparar quando tiverem que trabalhar naquelas regiões.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Na óptica do agrónomo tropical, a estrutura curricular desta unidade foi pensada com o objectivo de fornecer ao aluno as ferramentas e o conhecimento suficientes que lhes permitam integrar um mercado de trabalho (a agronomia tropical) que é cada vez mais amplo mas também mais concorrencial. O aproveitamento dos ensinamentos quer das unidades curriculares do 1º ciclo como do 2º, terão aqui uma importância grande no sentido.