Métodos de Ensino e Avaliação

Objetivos e métodos de ensino
1. Esta Unidade Curricular (UC) visa transmitir um conjunto de noções e conceitos básicos aplicados à análise socioeconómica de problemas associados à gestão dos territórios rurais e das paisagens e das atividades agrícola, florestal e de produção alimentar.
2. As aulas incluirão tempos de exposição pelo docente nas aulas teóricas e a realização de exercícios práticos e tempos de apresentação dos exercícios resolvidos pelos alunos nas aulas práticas.
Avaliação de conhecimentos
3. A avaliação de conhecimentos poderá ser por: (i) Avaliação contínua ou (ii) Exame Final.
4. A modalidade “avaliação contínua” basear-se-á: (i) no desempenho e atitude participativa do aluno quer nas aulas teóricas quer nas aulas práticas, (ii) na resolução de exercícios/ trabalhos práticos, (iii) na apresentação, pelos alunos, destes exercícios/trabalhos e (iv) na realização de dois testes: um a concretizar no final dos três primeiros Temas e o outro no final dos restantes Temas do Programa da UC.
5. A classificação final obtém-se pela média ponderada da classificação nos dois testes (70%) e da classificação dos exercícios/trabalhos práticos (30%).
6. A aprovação na Unidade Curricular na modalidade “avaliação contínua” dependerá de: a. Classificação igual ou superior a 10 valores nos dois testes. Caso o aluno tenha nota inferior a 10 valores num dos testes poderá repeti-lo só na primeira data do Exame Final fixada para a UC. b. Apresentação com aprovação dos exercícios/trabalhos práticos, c. Respeito por um mínimo de 75% de presenças na totalidade das aulas práticas e das aulas teóricas.
7. Caso o aluno não respeite qualquer um dos itens enumerados no ponto anterior poderá fazer Exame Final para a totalidade da matéria leccionada na UC.
8. Note-se que o Exame Final deverá ser encarado como recurso e não como modalidade normal de avaliação da Unidade Curricular.
Admissão a exame final
9. A admissão a Exame Final dependerá do respeito por um mínimo de 75% de presenças na totalidade das aulas práticas e das aulas teóricas.