Para as aulas práticas é necessário computador com software QGIS versão 3 instalado. Recomenda-se a instalação da versão mais recente, como descrito no Caderno de Apoio às Aulas Práticas.

Caderno de Apoio às Aulas Práticas (versão provisória 28abr2021)

Dados para aulas práticas (cada ficheiro deve ser guardado com "save" na pasta de trabalho e descomprimido antes de usar):

Docentes, turmas, grupos para trabalho de avaliação, datas das discussões:

Videos de apoio às aulas práticas:
A. Secção 1 do caderno de apoio às aulas práticas
  1. Instalação de QGIS, acesso a dados para exercícios, botões de navegação e selecção, tabela de atributos (20 min)
  2. Colocação de etiquetas sobre a carta e criação de legenda para dados vectoriais (dados dos concelhos) (9 min)
  3. Criação de legenda quantitativa para conjunto de dados vectoriais (áreas dos concelhos) (4 min)
  4. Utilização do histograma para escolher classes na legenda quantitativa, adicionar uma imagem ao projecto, metadados de imagens, alteração de contraste (10 min)
  5. Criação de uma legenda de cores para um cdg matricial (raster); exemplo: carta hipsométrica; secção 1.4.12 (6 min)
  6. Selecção por atributos; secção 1.5.1(13 min)
  7. Selecção por localização (1a parte); secção 1.5.2 (11 min)
  8. Selecção por localização (2a parte); secção 1.5.2 (3 min)
  9. Leitura tabelas simples; ficheiros com extensão csvt para definir o domínio das variáveis; Cruzamento de tabelas; Secção 1.6.1 e 1.6.2 (16 min)
  10. Operações sobre colunas da tabela de atributos; criação de novas colunas; reverter cruzamento de tabelas; Secção 1.6.3 (9 min)
  11. Layout Manager (para criar cartas com título, legenda, escala, indicação do Norte geográfico, coordenadas, e elementos gráficos). Sugestão ver vídeo https://youtu.be/6__nPo96d2o (12 min)  (nota: na carta criada neste vídeo deveria estar incluída a indicação do sistema de coordenadas de referência). Este vídeo foi desenvolvido no quadro da iniciativa "Open Courseware for GIS" (https://courses.gisopencourseware.org)

B. Secções 2.1 e 2.2 do caderno de apoio às aulas práticas (edição de cdg do tipo "linha"; estes videos estão baseados em QGIS 3.10, mas aplicam-se tal e qual a QGIS 3.16)
  1.  Criar projecto e aceder a imagem de alta resolução; (5 min)
  2.  Criar novo conjunto de dados geográficos (do tipo "linha"); (6 min)
  3.  Criar uma primeira feature (modo de edição); (6 min)
  4.  Criar novas features com opção de "snapping" ; (9 min)
  5.  Alterar features com "vertex tool" e visualizar as coordenadas dos vértices; (6 min)
  6.  Edição preservando a topologia ("topological editing"); (5 min)
  7. Testar a validade das "features" à medida que vão sendo criadas (opção "Geometry checks"). (7 min)
C. Secções 2.3 e 2.4 do caderno de apoio às aulas práticas (edição de cdg do tipo "polígono", alguns videos estão baseados em QGIS 3.10, mas aplicam-se tal e qual a QGIS 3.16)
  1. QGIS3-seccao24-edicao-parcelas-criar-novo-cdg-tipo-poligono.mp4
  2. QGIS3-seccao24-edicao-parcelas-criar-primeira-feature.mp4
  3. QGIS3-seccao24-edicao-parcelas-usar-split-feature.mp4; estratégia de "fora para dentro" para criar uma cobertura da área a digitalizar
  4. QGIS3-seccao24-edicao-parcelas-criar-buraco-em-feature-com-add-ring-ou-fill-ring.mp4; criar um "buraco" (preenchido ou não) na área digitalizada
  5. QGIS3-seccao24-edicao-parcelas-usar-split-feature-sobre-parcelas-com-buracos; quando a feature já tem um buraco, cuidado a ter no uso de split feature
  6. QGIS3-seccao24-edicao-parcelas-usar-avoid-intersection-para-criar-nova-feature.mp4; estratégia de "dentro para fora" para criar uma cobertura da área a digitalizar
  7. QGIS3-seccao24-edicao-parcelas-criar-feature-com-duas-partes-com-add-part.mp4
  8. QGIS-seccao-2.4.4.1-avoid-overlap-preencher-buraco; usar opção de snapping "avoid overlap" para preencher um buraco com uma nova feature
  9. QGIS-Seccao-2-4-4-1-avoid-overlap-reshape-feature; usar opção reshape feature para alterar a fronteira de uma feature
  10. QGIS-seccao-2.4.3-check-validity; verificar se o cdg tem features não válidas
  11. QGIS-seccao-2-4-4-2-topology-checker-gaps; usar plugin Topology Checker para verificar se um cdg respeita regras topológicas (e.g. ausência de "gaps")
D. Secção 3 do Caderno das  Aulas Práticas (análise espacial: geração de buffers, "clip", diferença, dissolução, ...). Os conceitos e a descrição das operações (operação de "sobreposição vectorial") são discutidas nas aulas teóricas. Nos videos é mostrado como resolver o problema em QGIS mas também é feita a ligação entre as matérias práticas e teóricas para as operações usadas na resolução do problema.Os videos estão baseados em QGIS 3.10, mas aplicam-se tal e qual a QGIS 3.16
  1. QGIS3-seccao-3-exercicio-analise-espacial (critério 1: selecção do uso do solo)
  2. QGIS3-seccao-3-exercicio-analise-espacial (critério 2: selecção, envolvendo cruzamento de tabelas, da produtividade do solo)
  3. QGIS3-seccao-3-exercicio-analise-espacial (critério 3: selecção de zonas planas; explicação de operações de análise espacial intersecção e recorte)
  4. QGIS3-seccao-3-exercicio-analise-espacial (combinar critérios 1, 2 e 3 com operação de recorte, indicada em QGIS por "clip")
  5. QGIS3-seccao-3-exercicio-analise-espacial (critério 4: determinar buffer da rede viária). Nota: Em QGIS 3.16 já não é necessário exportar o resultado do cruzamento de tabelas para um novo ficheiro antes de aplicar a operação de "geração de buffers".
  6. QGIS3-seccao-3-exercicio-analise-espacial (critério 4: aplicar operação de diferença para retirar envolvente à rede viária)
  7. QGIS3-seccao-3-exercicio-analise-espacial (preparar cdg para aplicar citérios 5 e 6: dissolução e multipart para single part)
  8. QGIS3-seccao-3-exercicio-analise-espacial (aplicar citérios 5 e 6: selecção por localização e cálculo de área)
E. Secção 4 do Caderno das Aulas Práticas. Análise de dados raster (imagens), conversão de raster para vectorial e vice-versa, ilustrada por um problema com dados da zona de Esposende. Nos videos é mostrado como resolver o problema em QGIS mas também é feita a ligação entre as matérias práticas e teóricas para as operações usadas na resolução do problema. Os videos estão baseados em QGIS 3.10, mas aplicam-se tal e qual a QGIS 3.16.
  1. QGIS-seccao-4-1-analise-raster-linhas-colunas-resolucao-1a-legenda; fazer uma legenda simples para um cdg do tipo matricial (raster)
  2. QGIS-seccao-4-2-analise-raster-2a-legenda-raster; fazer legenda com escolha das cores e etiquetes; usar mesma legenda para vários cdg raster
  3. QGIS-seccao-4-3-conversao-raster-poligonos; converter raster para vectorial quando existem manchas de pixels com o mesmo valor (função "poligonize") ; fazer cruzamento de tabela para legenda
  4. QGIS-seccao-4-4-indiceRisco-poluicao-descricao-do-problema; descrição do problema a resolver usando cdg raster
  5. QGIS-seccao-4-4-2-restruturacao-vectorial-para-raster; converter dados de entrada vectoriais em raster fixando extensão e resolução (função "rasterize")
  6. QGIS-seccao-4-4-2-restruturacao-vectorial-raster-com-justificacao-aulas-teoricas; características de dados raster; resolução espacial
  7. QGIS-seccao-4-4-3-sobreposicao-matricial-reclassificacao-com-justificacao-aulas-teoricas; operações pixel-a-pixel; como fazer uma reclassificação com uma operação aritmética, usando "raster calculator"
  8. QGIS-seccao-4-4-3-determinacao-factorTipo-usando-raster-calculator; aplicar reclassificação com "raster calculator"
  9. QGIS-seccao-4-4-3-determinacao-indiceRisco-usando-raster-calculator.mp4; executar reclassificação e sobreposição vectorial com raster calculator
  10. QGIS-seccao-4-5-variacao-floresta-sobreposicao-matricial-conversao-para-vectorial-unique-values; resolver problema da Secção 4.5 daso Caderno das Práticas: o objectivo é monitorizar as alterações de ocupação do solo a partir de cartas raster; sobreposição matricial; conversão para polígonos para cálculo de áreas; calcúlo de áreas com group_by; extrair valores únicos da tabela; problemas de validade na conversão de raster para vectorial (quando se usa "polygonize" para criar cdg vectorial, podem ocorrer features inválidas no resultados).
  11. QGIS-seccao-4-6-interpolacao-espacial-descricao-do-problema-e-solucao-IDW; problema de interpolação espacial; como estimar o valor de uma variável em toda a região a partir dos valores em alguns pontos; método IDW (inverse distance weighted); aplicação à estimativa do teor de nitratos num lençol freático
  12. QGIS-seccao-4-6-interpolacao-espacial-aplicar-IDW-em-QGIS; como aplicar IDW em QGIS; parâmetros a definir; como activar "processing toolbox" "menu "vector" ou menu "raster" se não estiveram activos
  13. QGIS-seccao-4-6-conclusao-exercicio-recorte-matricial-e-reclassificacao; conclusão do exercício da Secção 4.6 do Caderno das Práticas: determinação de 5 zonas em função do grau de contaminação
F. Representação do relevo. Realização de um exercício "em papel" (secção 6.1 do caderno das aulas práticas: "Cálculos sobre carta topográfica"). Videos com a solução do problema. Nota: a resolução abaixo difere na ordem das perguntas relativamente ao exercício da Secção 6.1: nomeadamente, a alínea que pede o azimute está respondida como alínea 4 em vez de alínea 7.
  1. Carta_parte1;
  2. Carta_parte2;
  3. Carta_parte3
G. Utilização de QGIS para "Operações sobre dados topográficos e modelos digitais do terreno com QGIS": modelos digitais de elevação, perfis do terreno, cálculo de declives, orientação de encostas e iluminação do terreno. Ver secção 6.2 do caderno das Aulas Práticas
  1. QGIS-seccao-623-a-representacao-terreno-construir-1o-mde-usando-curvas-nivel-TIN1; Criar um modelo digital de elevações (de baixa qualidade) usando curvas de nível
  2. QGIS-seccao-623-b-representacao-terreno-visualizar-linhas-agua-festos-coordenada-Z; verificar que linhas de festo e linhas de água têm vértices com coordenadas Z
  3. QGIS-seccao-623-c-representacao-terreno-construir-2o-mde-usando-curvas-nivel-lagua-festos-TIN2; Criar um modelo digital de elevações (de boa qualidade) usando curvas de nível, linhas de água e linhas de festo; ligação à teórica sobre linhas de rotura ("break lines")
  4. QGIS-seccao-624-a-representacao-terreno-derivar-curvas-nivel-do-mde-contour; estimar novas curvas de nível a partir do modelo digital de elevações
  5. QGIS-seccao-624-b-representacao-terreno-comparar-rasters-tin1-tin2-raster-calculator; fazer a diferença entre dois rasters usando "raster calculator"
  6. QGIS-seccao-625-representacao-terreno-plugin-profile-tool-perfis-de-terreno-instalar-plugin; criar perfis verticais do terreno; instalar um plug-in em QGIS ("terrain profile")
  7. QGIS-seccao-626-a-representacao-terreno-derivar-declive-e-ligacao-teorica; Como se determina a direcção de escoamento a partir de um modelo digital de elevações; derivar declive e orientação das encostas; função "slope" no QGIS
  8. QGIS-seccao-626-b-representacao-terreno-derivar-orientacao-das-encostas-e-ligacao-teorica: Como se determinam orientações em QGIS a partir de um mde; função "aspect" (em graus)
  9. QGIS-seccao-626-c-representacao-terreno-orientacao-das-encostas-legenda-reclassificar-converter-poligonos: reclassificar orientações das encostas obtidas com "aspect" em classes (Norte,Leste,Sul, Oeste,...)
  10. QGIS-seccao-626-d-representacao-terreno-hillshade-efeito-3D-para-mde: determinar quatidade de iluminação em função do relevo e da posição do sol no momento de aquisição da imagem (função "hillshade"); combinação de modelo digital de elevações com iluminação para obter representação "3D" do terrena.
H. Exercícios ligados ao acesso a dados de elevação globais (SRTM); comparação com dados topográficos de terreno; re-amostragem e alinhamento de cgd do tipo raster com resolução e/ou extensão e/ou sistemas de coordenadas distintos. Ver secção 6.3 do Caderno das Aulas Práticas.
  • QGIS-seccao-63-dados-elevacao-srtm-descricao-e-acesso; acesso a modelo digital de elevações (MDE) global SRTM, dados abertos para todo o glogo; site EarthExplorer e site da Fac Ciências da UP para MDEque cobre Portual Continental, com resolução de 25 m, e sistema de coordenadas oficial português.
  • QGIS-seccao-642-a-dados-topograficos-elevacao-criar-mde-10m; Criar modelo digital de elevações (MDE) a partir de dados de levantamento topográfico (como na secção 6.2 do caderno das práticas)
  • QGIS-seccao-642-b-dados-topograficos-elevacao-recortar-mde10m; recortar MDE pelo polígono que delimita a área de estudo.
  • QGIS-seccao-643-a-dados-topograficos-elevacao-diferencas-srtm-mde10m-raster-calculator-histograma; fazer simples diferença entre SRTM e MDE acima (nota: os rasters têm sistemas de coordenadas, extensões e resoluções distintos) usando "raster calculator" do QGIS. O resultado indica que o desvio entre o SRTM (dados abertos) e o modelo digital do terreno (rigoroso mas em geral não disponível) é em média próximo de 0 mas pode ultrapassar 20 m com baixa probabilidade.
  • QGIS-seccao-643-b-dados-topograficos-elevacao-align-rasters-diferencas-srtm-mde10m-raster-calculator; (A) procedimento para alinhar dois rasters com sistemas de coordenadas, extensões e resoluções distintos; re-amostragem do SRTM por um método adequado para o relevo (Lanczos) permitindo melhorar a resolução espacial;  (B) comparação com MDE de referência usando raster calculator e histograma para aferir a magnitude e distribuição dos erros quando se usa SRTM em vez de dados topográficos. O resultado mostra, que após reamostragem de Lanczos de SRTM, é a diferença entre as cotas dadas por SRTM e MDE é raramente superior a 10 m (Nota: estes cálculos são realizados para uma zona de relevo marcado; numa região mais plana, a grandeza dos erros seria bastante menor).
I. Secção 5 do Caderno das Aulas Práticas sobre sistemas de coordenadas de referência. Exercícios com dados de Sesimbra.