Sumários

Adsorção

29 Abril 2025, 09:45 Maria Suzana Leitão Ferreira Dias Vicente

Adsorção: fundamentos teóricos; tipos de adsorventes e requisitos necessários; cinética de adsorção; isotérmicas de Freundlich e de Langmuir; afinidade e factor de separação.


Extracção sólido-líquido em estádios múltiplos com lavagens sucessivas de solvente puro

24 Abril 2025, 11:15 Maria Suzana Leitão Ferreira Dias Vicente

Extracção sólido-líquido em estádios múltiplos com lavagens sucessivas de solvente puro: conceito de estádio de equilíbrio; extracção em estádios múltiplos com solvente puro; cálculos gráficos aplicados a exemplos concretos.


Aula laboratorial: traçado de isotérmicas de sorção

22 Abril 2025, 09:45 Maria Suzana Leitão Ferreira Dias Vicente

Traçado de isotérmicas de sorção para pigmentos clorofilinos e carotenóides de óleo de bagaço de azeitona em miscela.


Apresentação dos temas dos trabalhos laboratoriais

27 Março 2025, 11:15 Maria Suzana Leitão Ferreira Dias Vicente

Apresentação dos trabalhos laboratoriais: extracção sólido-líquido em estádios múltiplos com lavagens sucessivas com solvente puro aplicada à extracção de solúveis de café e chá, cinética de extracção de pigemntos de cenoura e de folhas verdes; traçado de isotérmicas de sorção aplicadas ao óleo de bagaço de azeitona.


Distribuição dos alunos por grupos e calendarização dos trabalhos.


Extracção Sólido-Líquido

25 Março 2025, 09:45 Maria Suzana Leitão Ferreira Dias Vicente

Extracção Sólido-Líquido: em que consiste; aplicações a nível das agro-indústrias; utilização de diagrama triangular aplicados a este tipo de extracções; conceito de curva da lama , de linhas de ligação ("tie lines")  e seu traçado gráfico.