Métodos de Ensino e Avaliação

Aulas de discussão dos conteúdos programáticos introduzidos numa dimensão expositiva, com apoio em exemplos de aplicação e Estudos de Caso, e “flipped classroom”. Promove-se uma dinâmica de contacto com diferentes realidades geográficas e geopolíticas através da partilha de experiências de docentes e técnicos convidados com percursos profissionais relevantes.
Dada a diversidade de temáticas necessárias, a avaliação contínua é obrigatória, exigindo-se i) a participação em 2/3 das aulas; ii) a apresentação de Trabalhos-Síntese e um Trabalho-Integrador, desenvolvidos ao longo do semestre em grupos de 2-3 estudantes; e iii) a realização de dois testes de avaliação de conhecimentos, autoavaliados e corrigidos nas aulas. Trabalhos-Síntese são resumos críticos de artigos científicos sobre tópicos concretos, selecionados em cada ano. O Trabalho-Integrador tem a perspetiva de Position Paper com base em 3 fontes complementares – um artigo científico, um relatório de organização internacional e uma fonte multimédia – complementadas com materiais adicionais para contextualização e integração.
A abordagem passa por juntar um nível individual, com a participação ativa nas aulas e o contacto com o referencial teórico principal, a um nível de trabalho de grupo, com o diagnóstico de problemas e oportunidades e a elaboração de propostas, análises e críticas apoiadas em fontes diversas e distintas de informação secundária, interagindo para procurar consensos e pontos de crítica e demonstrar capacidade de formular e defender propostas sobre contextos reais.
A avaliação releva a qualidade da participação no debate dos trabalhos dos colegas. Média não inferior a 11,5 valores dispensa exame final. Em caso de exame final, a classificação nele obtida corresponde a 50% da nota da unidade curricular, desde que seja superior a 9,5 valores.