Álgebra Linear (1 º Sem 2014/2015)

LEFRN , LB , LEA , LEAlim , LEAmb , LEZ

Últimos Anúncios

Pauta Época Especial 15 julho 2015

As classificações da Época Especial de 15 julho podem ser consultadas aqui

Breve introdução

Álgebra Linear

1º ano - 2014/2015

Responsável: Prof. Isabel Faria

Data e sala do Exame de Época Especial: 4ª feira, 15 de julho, às 14h30 na Sala P22

As classificações da Época Especial 15 julho podem ser consultadas aqui

Classificação atual (23 fev 2015). Os exames podem ser consultados na quinta-feira, dia 26 de fevereiro, das 12h às 13h, no ex-departamento de Matemática.

Destinatários:  Estudantes das licenciaturas em Engenharia e Biologia do ISA.
Objetivos:  Compreensão dos conceitos fundamentais de Álgebra Linear, domínio do cálculo matricial, amadurecimento da formação matemática.
Pré-requisitos:  Formação matemática a nível do ensino secundário.
semanal:

8 horas = 2 x 2.5 h aulas teórico-práticas  + 3h  estudo livre (6 ECTS).

Funcionamento:
  • Aulas teórico-práticas - apresentação da  matéria e de exemplos pelo docente, resolução de exercícios pelos alunos, esclarecimento de dúvidas.
  • Estudo livre - trabalho do aluno que inclui a compreensão das matérias e exemplos apresentados nas aulas e resolução de exercícios.
Frequência:

Obtida com soma das classificações dos testes não inferior a 5 valores (ver Avaliação).

Avaliação:  Por testes.
 Dois testes a realizar durante o semestre (31 Outubro e 19 Dezembro), cada um com a cotação de 10 valores. Considera-se aprovado o aluno que obtenha pelo menos 10 valores na soma das classificações obtidas nos testes. A classificação final será o valor dessa soma

Por exame final.
Só os alunos com frequência podem realizar exame final (13 jan 2015 e 27 jan 2015).
Considera-se aprovado o aluno que obtenha frequência e nota de exame final >=10 valores.
Todo o aluno que tenha obtido frequência poderá optar pela realização do exame final. Caso se apresente a exame na 1ª chamada anula a classificação obtida por testes.
Programa:
  • Cálculo matricial
  • Espaços vetoriais
  • Produto interno, ortogonalidade e projeções
  • Determinantes
  • Valores e vetores próprios
  • Introdução à programação linear
Material de
 apoio:
Bibliografia adicional:
  • Howard Anton and Chris Rorres, Elementary Linear Algebra with Applications (9th Edition), John Wiley & Sons, 2005. ISBN: 978-0-471-66959-3
  • Keith R. Matthews, Elementary Linear Algebra, 2010 (Download gratuito).
Docentes:
Horário de atendimento a alunos:
  • 2ª feira, 14h30 - 16h00 : Isabel Faria
  • 3ª feira, 14h30 - 16h00 : Isabel Martins
  • 5ª feira, 14h30 - 16h00 : Adelino Paiva
  • 6ª feira, 14h30 - 16h00 : Pedro Silva

Maria Isabel Varejão de Oliveira Faria (Responsável)

Adelino Mendes da Silva Paiva

Isabel Maria de Jesus Martins