Álgebra Linear (1 º Sem 2017/2018)

LEFRN , LB , LEA , LEAlim , LEAmb , LEZ

Breve introdução

Álgebra Linear

1º ano - 2017/2018

Responsável: Isabel Faria

Destinatários:

Estudantes das licenciaturas em Engenharia e Biologia do ISA.
Objetivos:  Compreensão dos conceitos fundamentais de Álgebra Linear, domínio do cálculo matricial, amadurecimento da formação matemática.
Pré-requisitos:  Formação matemática a nível do ensino secundário.
semanal:

8 horas = 2 x 2.5 h aulas teórico-práticas  + 3h  estudo livre (6 ECTS).

Funcionamento:
  • Aulas teórico-práticas - apresentação da  matéria e de exemplos pelo docente, resolução de exercícios pelos alunos, esclarecimento de dúvidas.
  • Estudo livre - trabalho do aluno que inclui a compreensão das matérias e exemplos apresentados nas aulas e a resolução de exercícios.
Frequência:

Obtida com soma das classificações dos testes não inferior a 5 valores (ver Avaliação).

Avaliação:  Por testes.
 Dois testes a realizar durante o semestre (3 de novembro e 15 de dezembro), cada um com a cotação de 10 valores. Considera-se aprovado o aluno que obtenha pelo menos 10 valores na soma das classificações obtidas nos testes. A classificação final será o valor dessa soma.

Por exame final.
 Só os alunos com frequência podem realizar exame final (1ª Chamada - 17 de janeiro; 2ª chamada - 31 de janeiro;  Época Especial - 9 de fevereiro).
Considera-se aprovado o aluno que obtenha frequência e nota de exame final >=10 valores.
Todo o aluno que tenha obtido frequência poderá optar pela realização do exame final. Caso se apresente a exame na 1ª chamada anula a classificação obtida por testes.
Programa:
  • Cálculo matricial
  • Espaços vetoriais
  • Produto interno, ortogonalidade e projeções
  • Determinantes
  • Valores e vetores próprios
  • Introdução à programação linear
Material de
 apoio:
Bibliografia adicional:
  • Howard Anton and Chris Rorres, Elementary Linear Algebra with Applications (9th Edition), John Wiley & Sons, 2005. ISBN: 978-0-471-66959-3.
  • Keith R. Matthews, Elementary Linear Algebra, 2010 (Download gratuito).
Docentes:
  • Adelino Paiva (Turmas 5 e 10)
  • Isabel Faria (Turmas 1, 8 e 12)
  • Isabel Martins (Turmas 4 e 9)
  • Marta Mesquita (Turmas 2A/3/6 e 7)
  • Pedro Silva (Turma 2).
Horário de atendimento a alunos (alterado a 4 de janeiro de 2018):
  • 2ª feira, 15h00 - 16h30 : Isabel Faria
  • 3ª feira, 11h00 - 12h30 : Pedro Silva
  • 4ª feira, 14h30 - 16h00 : Marta Mesquita
  • 5ª feira, 15h00 - 16h30 : Adelino Paiva
  • 6ª feira, 11h00 - 12h30 : Isabel Martins.

Maria Isabel Varejão de Oliveira Faria (Responsável)

Adelino Mendes da Silva Paiva

Isabel Maria de Jesus Martins