Biologia Celular e Microbiologia (1 º Sem 2017/2018)

LAP , LEFRN , LEA , LEAlim , LEAmb , LEZ

Biologia Celular e Microbiologia

Licenciatura Bolonha em Arquitectura Paisagista
Licenciatura Bolonha em Engenharia Florestal e dos Recursos Naturais
Licenciatura Bolonha em Engenharia Agronómica
Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar
Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente
Licenciatura Bolonha em Engenharia Zootécnica

1. Módulo de Biologia Celular
Pretende-se que neste módulo os estudantes compreendam a semelhança existente ao nível das estruturas e dos processos comuns a todos os organismos, através do estudo das características celulares universais. Este estudo permitirá perceber quais as moléculas que contêm a informação para a construção das células, como se expressa e transmite essa informação, quais as características das membranas biológicas e a sua importância na delimitação de compartimentos nas células eucariotas, e, ainda, quais os processos utilizados para a obtenção de energia, imprescindível à manutenção da integridade celular. Os processos de recombinação da informação genética e os métodos de análise da diversidade genómica são estudados em paralelo com as técnicas que possibilitam a transformação de organismos.
2. Módulo de Microbiologia
O estudo inicial incidirá sobre a Diversidade Microbiana e as relações filogenéticas entre os domínios Bacteria, Archaea e Eukarya. Seguidamente proceder-se-á ao estudo da estrutura e características gerais de bactérias, fungos, vírus e partículas sub-virais. A análise da dispersão dos microrganismos em distintos ambientes permitirá o estudo dos requisitos nutricionais básicos associados à diversidade metabólica e ao conhecimento dos factores que afectam o crescimento de populações microbianas. Por último, um especial ênfase será direccionado para a caracterização de comunidades microbianas em diferentes ecossistemas, tendo presente as interacções microbianas de maior relevância ecológica.