Gestão e Marketing
(1
º Sem
2014/2015)
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Programa
Gestão e Marketing
Licenciatura Bolonha
em
Engenharia Agronómica
Licenciatura Bolonha
em
Engenharia Alimentar
Licenciatura Bolonha
em
Engenharia Zootécnica
Programa
PARTE I - GESTÃO
1. Conceitos fundamentais da gestão 1.1 O que é a gestão 1.2 Ciclo geral da gestão
2. Estrutura e funcionamento das empresas: gestão e classificação de custos 2.1. Planeamento de actividades 2.2. Dimensão económica e financeira das empresas 2.3. Classificação de custos 2.4. Estrutura das empresas e remuneração dos fatores de produção
3. Objetivos e apuramento de resultados: utilização de orçamentos 3.1. Resultados da empresa 3.2. Apuramento de resultados com base na remuneração dos fatores de produção 3.3. Apuramento de resultados com base na especificidade dos custos 3.4. Elaboração de orçamentos: custos específicos e não específicos
4. Classificação e gestão do risco e incerteza 4.1. Noção de risco e de incerteza 4.2. Fontes de risco e de incerteza 4.3. Gestão do risco e da incerteza
5. Controle de gestão: ferramentas de controlo de gestão, métodos e técnicas contabilísticas 5.1. Métodos contabilísticos: tradicional, secções homogéneas, ABC 5.2. Técnicas contabilísticas: custeio, valorimetria e produções conjuntas
Material de apoio às aulas Coleções de diapositivos sobre a matéria teórica Coleções de exercícios práticos
PARTE II - MARKETING 6. Conceito de Marketing e a sua evolução
7. Estudo do Mercado 7.1. Análise de mercado e factores influenciadores 7.2. Estudos de mercado 7.3. Comportamento de consumidores
8. Segmentação e diferenciação 8.1. Segmentação 8.2. Posicionamento 8.3. Marca
9. Políticas de Marketing 9.1. Produto + Embalagem 9.2. Preço 9.3.Distribuição 9.4. Comunicação
10. CASOS PRÁTICOS (2): - Estudo de caso de Lacticínios ou outro produto alimentar - Estudo de caso de novos produtos
Material de apoio às aulas Diapositivos sobre a matéria dada nas aulas
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