Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Gestão, Marketing e Comercialização no Sector Vitivinícola (2 º Sem 2017/2018)

MVE , MEVE

Programa

Gestão, Marketing e Comercialização no Sector Vitivinícola

Mestrado Bolonha em Viticultura e Enologia
Mestrado Bolonha em Engenharia de Viticultura e Enologia

Programa

Módulo 1 – Gestão
1.1.Classificação e gestão de custos
1.2.Os custos e a gestão de recursos: trabalho, capital e empresário
1.3.Resultados económicos e financeiros: elaboração de orçamentos para apuramento e análise de resultados
1.4.Introdução à análise de projectos de investimento
Módulo 2 – Economia e Política da Vinha e do Vinho
2.1 Importância do sector vitivinícola da UE e principais tendências de evolução do mercado do vinho
2.2 Introdução à Organização Comum de Mercado (OCM) do vinho: o processo de reforma
2.3 A nova OCM do vinho: medidas de apoio (os programas nacionais de apoio), gestão do potencial de produção, regras para a Denominação de Origem Protegida i Indicação Geográfica, outras regras;
2.4 O mercado do vinho: procura, oferta e formação dos preços
Módulo 3 – Marketing de vinhos
3.1 – Introdução ao marketing
3.2 – Especificidades do marketing de vinhos
3.3 – A gestão de marketing do produto
3.4 – A estratégia e o planeamento em marketing de vinhos
3.5 – Estudos de mercado
3.6 – Estudos de caso