Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

disciplinas > GQS/2014-2015/1-semestre > PROGRAMA

Génese e Qualidade do Solo (1 º Sem 2014/2015)

MEA , MEAmb , MEFRN , MVE , MAP

PROGRAMA (Link)

Departamento: DRAT

Horas por semana: 5 horas (2,5 T + 2,5 TP)

Coordenador: Manuel A. V. Madeira

Docentes: Manuel A. V. Madeira, Fernando Monteiro

 

Introdução

Conceito geral de solo. O solo, a Sociedade e a qualidade ambiental.

Factores intervenientes na formação do solo: material originário, condições climáticas, relevo, organismos, tempo e acções antrópicas.

Os organismos e as funções do solo. As acções dos organismos. Grupos de organismos. Diversidade, abundância, biomassa e actividade metabólica. Fixação simbiótica de azoto. Sistemas micorrízicos.

 

Processos gerais de formação do solo ou de pedogénese

Alteração das rochas

Processo geral de alteração das rochas. Natureza das rochas e factores intensidade (temperatura, humidade, …). Mobilidade dos elementos constituintes das rochas e os produtos de alteração. Constituintes secundários do solo.

Transformação e acumulação de matéria orgânica no solo

Condições ambientais determinantes da decomposição e acumulação de matéria orgânica no solo. Acção do clima: temperatura, humidade, textura e drenagem, gestão dos ecossistemas.

Migração de materiais no solo (eluviação) e transferência de constituintes coloidais entre horizontes do solo.

Migrações de elementos e constituintes em solução (lixiviação) pela água de percolação: migração de sais, carbonatos (descarbonatação) e de bases troca. A lixiviação de bases de troca, o complexo de troca e o ciclo de nutrientes. Condições ambientais determinantes da lixiviação e da acumulação de sais solúveis no solo.

Migração de matéria orgânica e de elementos de transição (Al, Fe, Mn) sob a forma de complexos; as condições de oxidação-redução e a mobilidade do Fe e Mn.

Migração de constituintes coloidais: minerais de argila (lavagem) e substâncias húmicas. Condições determinantes da dispersão dos colóides dos solos. Formação de horizontes eluviais e iluviais. Transferência de matéria por acções físicas e biológicas.

Acções de adição e de remoção

Deposição atmosférica. Vulcanismo. Movimentos de dunas. Acumulações aluviais e coluviais. Avalanches e movimentos de massa. Erosão.

 

Diferenciação dos solos à escala global e local

Importância relativa dos factores de formação na distribuição dos solos. Climossequências, topossequências, litossequências, cronossequências.

Princípios gerais da classificação de solos. Sistematização universal dos solos (“World Reference Base for Soil Resources”; “Soil Taxonomy”). Grupos principais de solos: horizontes e enquadramento ecológico. Análise de casos de estudo.

Principais tipos de solos que ocorrem em Portugal e análise das condições que determinam a sua distribuição e características.

 

Cartografia de solos e avaliação da terra

A distribuição geográfica de solos. Técnicas gerais de cartografia. Utilização de elementos cartográficos. A informação cartográfica disponível sobre os solos de Portugal.

Avaliação da terra (“land evaluation”). Conceitos de capacidade de uso e de aptidão. Princípios gerais de avaliação da terra (Sistema da FAO). O sistema de avaliação da capacidade de uso dos solos do Sul de Portugal e cartas de aptidão. Instrumentos de ordenamento do território.

 

Avaliação da qualidade do solo

O solo, a estabilidade dos ecossistemas e a sustentabilidade dos sistemas de uso. A diversidade do perfil do solo, o sistema de uso e a produtividade da “terra”.

Conceitos de qualidade do solo. Indicadores e monitorização da qualidade do solo. Estratégias e metodologias para avaliação e monitorização da qualidade do solo.

Modificações das funções do solo. Processos gerais de degradação. A resiliência do solo. O solo e as mudanças globais.

 

 

Lisboa, 15 de Setembro de 2014

 

 

 

O coordenador da unidade curricular

 

Manuel A. V. Madeira

 

Professor Catedrático