Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Marketing (1 º Sem 2016/2017)

MEA , MEAlim

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

14/12/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Teste

Realização do 2º teste de Marketing

Modificado em 06/01/2017 17:07 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 12 alunos.

13/12/2016 14:30 Aula Teórica

Apresentação dos Trabalhos

Apresentação e discussão dos trabalhos dos alunos

Modificado em 06/01/2017 17:06 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 8 alunos.

07/12/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Revisão da matéria do semestre

Revisão da matéria

Preparação para apresentação dos trabalhos de grupo

Preparação para a realização do teste da UC

Modificado em 06/01/2017 17:05 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 11 alunos.

06/12/2016 14:30 Aula Teórica

Cap 6 - Vantagem Competitiva no Marketing

6.5. Inovação e Marketing

Modificado em 06/01/2017 17:03 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 4 alunos.

30/11/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 6 - Vantagem Competitva no Marketing

6.4. Escolha e avaliação de uma estratégia Competitiva

Modificado em 06/01/2017 17:01 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 9 alunos.

29/11/2016 14:30 Aula Teórica

Cap 6 - Vantagem Competitva no Marketing

6.3 Estratégias Competitvas no Marketing (concl)

Modificado em 06/01/2017 16:58 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 6 alunos.

23/11/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 6 - Vantagem Competitva e Marketing

6.2. Vantagem Competiva segundo Porter (conc)

6.3. Estratégias Competitivas no Marketing

Modificado em 06/01/2017 16:55 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 10 alunos.

22/11/2016 14:30 Aula Teórica

Cap 6 - Vantagem Competitva e Marketing

Cap. 6 - Vantagem Competitiva e Marketing

6.1. Conceito de Vantagem Competitva

6.2. - Vantagem Competitiva segundo Porter

Modificado em 06/01/2017 16:53 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 7 alunos.

16/11/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 5 - Produto e Preço (conc)

As Politicas em Marketing: o Produto e o Preço

2. As estratégias de Preço

2.1 A estratégia de sobrevalorização do Preço

2.2 a estratégia do preço para alargamento

Modificado em 16/11/2016 15:25 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 11 alunos.

15/11/2016 14:30 Aula Teórica

Cap 5: Politicas de Marketing: o Produto e o Preço

Politicas de Marketing associadas ao Produto e ao Preço

1. Produto

1.1 Definição de Produto em marketing

1.2 Ciclo de vida do Produto

1.3 Tipologia de Produtos

1.4 Mrketing mix

Modificado em 16/11/2016 15:21 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 5 alunos.

09/11/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Estudos de caso associados à marca

Estudos de caso assoiados à marca: estudo comparado entre a McDonald´s e a Burger King

- compreender as diferenças de marketing das marcas quando se comparam produtos similares, com diferenças económicas tão significativas

Modificado em 16/11/2016 15:16 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 9 alunos.

08/11/2016 14:30 Aula Teórica

Final Cap 3

1. Avaliação critica e discussão das notas do 1º teste

2. Capítulo 3 (conclusão): importãicia da Marca quando se elabora um plano estratégico de marketing

Modificado em 16/11/2016 15:10 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 8 alunos.

02/11/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 4 - Diferenciação e Segmentação de Mercado (Conc)

3. Importância da Marca

    Factores Históricos que determinam a marca

    A criação de um mercado de concorrência imperfeita através da marca

    Caracteristicas da marca

    A criação de uma marca

    Estratégias de desenvolvimento da marca

    Estudo de caso: resumo de evolução da marca McDonald´s e Burger King

Modificado em 02/11/2016 15:12 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 5 alunos.

01/11/2016 14:30 Aula Teórica

FERIADO

FERIADO - NÃO HOUVE AULA

Modificado em 02/11/2016 15:03 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: não foram contabilizadas.

26/10/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Teste (1º)

Realialização do 1º teste

Modificado em 02/11/2016 15:02 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 10 alunos.

25/10/2016 14:30 Aula Teórica

Preparação do teste

Preparação do teste a realizar: apresentação e resolução do teste tipo e discussão de dúvidas dos alunos 

Modificado em 02/11/2016 15:01 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 10 alunos.

19/10/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Trabalho prático na aula

Trabalho com todos os grupos de alunos para a elaboração do índice do trabalho a apresentar na aula e respectivo desenvolvimento

Modificado em 02/11/2016 14:59 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 10 alunos.

18/10/2016 14:30 Aula Teórica

Cap 4 - Estudo de Mercado: Segmentação e Diferenciação (cont)

3. Factores que determinam o mercado segmentado (conclusão)

Modificado em 02/11/2016 14:54 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 8 alunos.

12/10/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 4 - Segmentação e Diferenciação

1. Segmentação de Mercado

     Porquê a segmentação de mercado

     Caracterização de um segmento de Mercado

2. Factores que determinam a Segmentação do Mercado

    Factores sócio-económicos e comportamento do consumidor de produtos  alimentares

     Deferentes segmentos de Mercado

Modificado em 02/11/2016 14:50 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: não foram contabilizadas.

11/10/2016 14:30 Aula Teórica

Cap 3 - Condicionantes de Mercado (cont)

3. Condicionantes Internas

      A estrura da empresa

      O processo organizativo

Modificado em 02/11/2016 14:41 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 7 alunos.

05/10/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

NÃO HOUVE AULA - FERIADO

NÃO HOUVE AULA - FERIADO

Modificado em 02/11/2016 14:37 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: não foram contabilizadas.

04/10/2016 14:30 Aula Teórica

Cao 3- Condicionantes de marketing

1. As condicionantes da Empresa

2. A análise SWOT

Modificado em 02/11/2016 14:36 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 10 alunos.

28/09/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Conceito de Marketing e evolução (cont)

Cap 2 - Conceito de Marketing e sua evolução

2.3 Diferentes abordagens de Marketing

2.4 Metodologias usadas no estudo do Marketing

Modificado em 28/09/2016 17:25 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 6 alunos.

27/09/2016 14:30 Aula Teórica

Conceito de Marketing

Cap. 2 - Conceito de Marketing e sua Evolução

2.1 Definição de Marketing

2.2 Evolução cultural: origem do marketing alimentar

Modificado em 28/09/2016 17:21 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 7 alunos.

21/09/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Noções Preliminares e de enquadramento (cont)

Cap 1: Noções preliminares e de enquadramento: a economia do sector agro-alimentar

1.4 As redes da Cadeia Agro-Alimentar

Modificado em 28/09/2016 17:18 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 6 alunos.

20/09/2016 14:30 Aula Teórica

Noções Preliminares e de enquadramento

Cap 1: Noções preliminares e de enquadramento: a economia do sector agro-alimentar

1.1. Indicadores de caracterização

1.2 Conceito dr Cadeia Agro-Alimentar

1.3 Organização da Cadeia Agro-Alimentar

Modificado em 28/09/2016 17:15 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 6 alunos.

14/09/2016 11:00 Aula Teórico-Práticas

Organização de método de trabalho

Organização de grupos de trabalhos

Exemplos de temas potenciais que fazem parte de trabalhos para serem desenvolvidos

Modificado em 14/09/2016 18:18 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 7 alunos.

13/09/2016 14:30 Aula Teórica

Apresentação

Apresentação da UC

Discussão guiada de cada capítulo do programa e metodologia de trabalho

Proposta de avaliação de conhecimentos, com algumas sugestões apresentadas

Modificado em 14/09/2016 18:15 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 7 alunos.