Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

O Vinho na Gastronomia (2 º Sem 2017/2018)

MCG

Programa

O Vinho na Gastronomia

Mestrado Bolonha em Ciências Gastronómicas

Programa

1. Vinho, um símbolo da cultura mediterrânica. Bases históricas da Viticultura e Enologia europeias: Antiguidade Clássica-Geórgia, Mesopotâmia, Egipto, Grécia, Império Romano; Idade Média: Cister e o vinho da Cristandade.
2. O consumo de vinho: segundo os judeus e os gregos. O vinho como bebida e como medicamento.
O vinho como bebida e como medicamento.
3. O vinho da “Velha Europa” e do “Novo Mundo”.
4. Princípios fundamentais de concepção e produção de vinhos.
5. Principais regiões vitícolas europeias.
6. Vinhos históricos portugueses.
7. Denominações de origem portuguesas.
8. O serviço de vinhos.
9. A harmonia do vinho com a comida: princípios gerais, combinações perfeitas e desadequadas

Método de ensino

As metodologias de ensino privilegiarão a exposição oral, com recurso a meios audiovisuais e informáticos, trabalhos práticos de prova de vinhos, seminários a desenvolver pelos alunos em trabalho de grupo e, se houver condições para tal, visitas de estudo.