Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Gestão e Marketing (1 º Sem 2015/2016)

LEA , LEAlim , LEZ

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

17/12/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Teste de avaliação da matéria de Gestão

Teste de avaliação da matéria de Gestão

Modificado em 17/01/2017 18:02 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

17/12/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Teste

Realização do 2º teste de Marketing

Modificado em 30/01/2017 19:25 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 45 alunos.

15/12/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Revisões sobre a matéria dada

Revisões sobre a matéria dada

Modificado em 17/01/2017 18:01 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

15/12/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Apresentação dos Trabalhos

Apresentação e discussão dos trabalhos dos alunos

Modificado em 30/01/2017 19:24 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 47 alunos.

10/12/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Controle de gestão: ferramentas de controlo de gestão, métodos e técnicas contabilísticas

Sistemas de custeio

Sistemas de valorimetria

Custeio de produções conjuntas

 

Resolução de exercícios da coleção V

Modificado em 17/01/2017 18:00 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

10/12/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Revisão da matéria do semestre

Revisão da matéria

Preparação para apresentação dos trabalhos de grupo

Preparação para a realização do teste da UC

Modificado em 30/01/2017 19:23 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 49 alunos.

08/12/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Aula não leccionada

Feriado

Modificado em 17/01/2017 17:59 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

08/12/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Aula não leccionada

Feriado

Modificado em 17/01/2017 18:00 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

03/12/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Controle de gestão: ferramentas de controlo de gestão, métodos e técnicas contabilísticas

Método contabilístico Tradicional

Método contabilístico das secções homogéneas

Método contabilístico ABC

 

Resolução de exercícios da coleção IV

Modificado em 17/01/2017 17:59 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

03/12/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Vantagem Competitiva no Marketing

6.5. Inovação e Marketing

Modificado em 30/01/2017 19:21 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 30 alunos.

01/12/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Classificação e gestão do risco e incerteza

Gestão do risco e incerteza

 

Resolução de exercícios da coleção III

Modificado em 17/01/2017 17:58 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

01/12/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Vantagem Competitiva no Marketing

6.4. Escolha e avaliação de uma estratégia Competitiva

Modificado em 30/01/2017 19:20 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 29 alunos.

26/11/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Classificação e gestão do risco e incerteza

Noção de risco e incerteza

Fontes de risco e incerteza

 

Resolução de exercícios da coleção III

Modificado em 17/01/2017 17:57 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

26/11/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Vantagem Competitiva e Marketing

6.3 Estratégias Competitvas no Marketing (concl)

Modificado em 30/01/2017 19:17 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 31 alunos.

24/11/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Objetivos e apuramento de resultados: utilização de orçamentos

Apuramento de resultados com base na especificidade dos custos

Elaboração de orçamentos

 

Resolução de exercícios da coleção II

Modificado em 17/01/2017 17:57 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

24/11/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Vantagem Competitiva e Marketing (cont)

6.2. Vantagem Competiva segundo Porter (conc)

6.3. Estratégias Competitivas no Marketing

Modificado em 30/01/2017 19:16 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 33 alunos.

19/11/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Objetivos e apuramento de resultados: utilização de orçamentos

Apuramento de resultados com base na remuneração dos fatores de produção

Resolução de exercícios da Coleção II

Modificado em 17/01/2017 17:56 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

19/11/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Vantagem Competitiva e Marketing

Vantagem Competitiva e Marketing

6.1. Conceito de Vantagem Competitva

6.2. - Vantagem Competitiva segundo Porter

Modificado em 30/01/2017 19:14 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 44 alunos.

17/11/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Objetivos e apuramento de resultados: utilização de orçamentos

Resultados da empresa

Modificado em 17/01/2017 17:55 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

17/11/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Produto e Preço (conc)

As Politicas em Marketing: o Produto e o Preço

2. As estratégias de Preço

2.1 A estratégia de sobrevalorização do Preço

2.2 A estratégia do preço para alargamento

Modificado em 30/01/2017 19:12 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 39 alunos.

12/11/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Estrutura e funcionamento da empresa

Classificação de custos

Estrutura das empresas e remuneração dos fatores de produção

Resolução de exercícios da coleção I

Modificado em 17/01/2017 17:54 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

12/11/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Políticas de Marketing:o produto e o preço

Politicas de Marketing associadas ao Produto e ao Preço

1. Produto

1.1 Definição de Produto em marketing

1.2 Ciclo de vida do Produto

1.3 Tipologia de Produtos

1.4 Mrketing mix

Modificado em 30/01/2017 19:09 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 41 alunos.

10/11/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Estrutura e funcionamento da empresa

Gestão e classificação de custos

Planeamento de atividades

Dimensão económica e financeira das empresas

Resolução de exercícios da coleção I

Modificado em 17/01/2017 17:54 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

10/11/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Estudos de caso associados à marca

Estudos de caso assoiados à marca: estudo comparado entre a McDonald´s e a Burger King

- compreender as diferenças de marketing das marcas quando se comparam produtos similares, com diferenças económicas tão significativas

Modificado em 30/01/2017 19:07 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 34 alunos.

05/11/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Conceitos fundamentais de gestão

Conclusão da aula anterior

Modificado em 17/01/2017 17:52 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

05/11/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Plano Estratégico (Final)

1. Avaliação critica e discussão das notas do 1º teste

2. Capítulo 3 (conclusão): importãicia da Marca quando se elabora um plano estratégico de marketing

Modificado em 30/01/2017 19:05 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 39 alunos.

03/11/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Conceitos fundamentais de gestão

O que é a gestão?

 

Ciclo e funções da gestão

Modificado em 17/01/2017 17:52 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

03/11/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Diferenciação e Segmentação de Mercado (Conc)

3. Importância da Marca

    Factores Históricos que determinam a marca

    A criação de um mercado de concorrência imperfeita através da marca

    Caracteristicas da marca

    A criação de uma marca

    Estratégias de desenvolvimento da marca

    Estudo de caso: resumo de evolução da marca McDonald´s e Burger King

Modificado em 30/01/2017 19:02 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 34 alunos.

29/10/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Teste (1º)

 

Realialização do 1º teste

Modificado em 30/01/2017 19:00 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 49 alunos.

29/10/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Teste de avaliação sobre a matéria de Gestão

Teste de avaliação sobre a matéria de geestão

Modificado em 17/01/2017 17:49 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

27/10/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Revisões e preparação para o Teste

Revisões para o teste com a introduçõ das perguntas teóricas susceptíveis de serem trabalhadas para o teste

Modificado em 30/01/2017 18:59 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 44 alunos.

27/10/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Revisões sobre a matéria dada

Revisões sobre a matéria dada

Modificado em 17/01/2017 17:49 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

22/10/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Estudo de caso (II)

Apresentação do estudo de caso relativo à empresa Heinz.

Apresentação e discussão na aula feita por um grupo de alunos

Modificado em 30/01/2017 18:57 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: não foram contabilizadas.

22/10/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Controlo de gestão

Sistemas de custeio

Sistemas de valorimetria

Custeio de produções conjuntas

Resolução de exercícios da Coleção V

Modificado em 17/01/2017 17:48 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

20/10/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Estudo de caso (1)

Estudo de caso de Marketing relativamente à mpresa alimentar Kellog´s

Apresentação feita na aula por um grupo de alunos

Modificado em 30/01/2017 18:53 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 41 alunos.

20/10/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Controlo de gestão

Método contabilístico Tradicional

Método contabilístico das secções homogéneas

Método contabilístico ABC

Resolução de exercicios da Coleção IV

 

Modificado em 17/01/2017 17:47 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

15/10/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Preparação do Teste

Preparação do teste a realizar: apresentação e resolução do teste tipo e discussão de dúvidas dos alunos 

Modificado em 30/01/2017 18:50 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 47 alunos.

15/10/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Classificação e gestão do risco e incerteza

Resolução dos exercícios da Coleção III

Modificado em 17/01/2017 17:45 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

13/10/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Trabalho Prático na aula

Trabalho com todos os grupos de alunos para a elaboração do índice do trabalho a apresentar na aula e respectivo desenvolvimento

Modificado em 30/01/2017 18:49 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 44 alunos.

13/10/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Classificação e gestão do risco e incerteza

Noção de risco e incerteza

Fontes de risco e incerteza

Resolução dos exercicios da Coleção III

Modificado em 17/01/2017 16:15 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

08/10/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Estudo de Mercado: Segmentação e Difernciação (cont)

 

3. Factores que determinam o mercado segmentado (conclusão)

Modificado em 30/01/2017 18:47 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: não foram contabilizadas.

08/10/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Objetivos e apuramento de resultados

Apuramento de resultados com base na especificidade de custos

Elaboração de orçamentos

Resolução de exercícios da Coleção II

Modificado em 17/01/2017 16:14 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

06/10/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Segmentação e Diferenciação

 

1. Segmentação de Mercado

     Porquê a segmentação de mercado

     Caracterização de um segmento de Mercado

2. Factores que determinam a Segmentação do Mercado

    Factores sócio-económicos e comportamento do consumidor de produtos  alimentares

     Deferentes segmentos de Mercado

Modificado em 30/01/2017 18:45 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 43 alunos.

06/10/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Objetivos e apuramento de resultados

Apuramento de resultados com base na remuneração dos fatores de produção

Resolução dos exercícios da Coleção II

Modificado em 17/01/2017 16:13 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

01/10/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Condicionantes de Mercado (cont)

Condicionantes de Mercado (cont) 

3. Condicionantes Internas

      A estrura da empresa

      O processo organizativo

Modificado em 30/01/2017 18:43 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 39 alunos.

01/10/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Objetivos e apuramento de resultados

Utilização de orçamentos

Resultados da empresa

Modificado em 17/01/2017 16:11 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

29/09/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Condicionantes de Marketing

1. As condicionantes da Empresa

2. A análise SWOT

Modificado em 30/01/2017 18:41 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 41 alunos.

29/09/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Estrutura e funcionamento das empresas

Classificação de custos

Estrutura das empresas e remuneração dos fatores de produção

Resolução dos exercícios da Coleção I

Modificado em 17/01/2017 16:10 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

24/09/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Conceito de Marketing (cont)

Cap 2 - Conceito de Marketing e sua evolução

2.3 Diferentes abordagens de Marketing

2.4 Metodologias usadas no estudo do Marketing

Modificado em 30/01/2017 18:39 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 39 alunos.

24/09/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Estrutura e funcionamento das empresas

Gestão e classificação de custos

Planeamento de atividades

Dimensão económica e financeira das empresas

Resolução de exercícios da Coleção I

Modificado em 17/01/2017 16:09 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

22/09/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Conceito de Marketing

Cap. 2 - Conceito de Marketing e sua Evolução

2.1 Definição de Marketing

2.2 Evolução cultural: origem do marketing alimentar

Modificado em 30/01/2017 18:38 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 47 alunos.

22/09/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Conceitos fundamentais de gestão

Conclusão do sumário da aula anterior

Modificado em 17/01/2017 16:07 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

17/09/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Apresentação de Marketing

Apresentação da UC de Marketing

Discussão guiada de cada capítulo do programa e metodologia de trabalho

Proposta de avaliação de conhecimentos, com algumas sugestões apresentadas

Modificado em 30/01/2017 18:30 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 35 alunos.

17/09/2015 11:15 Aula Teórico-Práticas

Conceitos fundamentais da gestão

O que é a gestão

Ciclo e funções da geestão

Modificado em 17/01/2017 16:06 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

15/09/2015 14:30 Aula Teórico-Práticas

Apresentação da disciplina

Apresentação do Programa, bibliografia e normas de frequência e avaliação

Modificado em 17/01/2017 16:05 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.

15/09/2015 10:45 Aula Teórico-Práticas

Apresentação da disciplina

Apresentação do Programa, bibliografia e normas de frequência e avaliação

Modificado em 17/01/2017 16:05 Prof. Francisco Ramos Lopes Gomes da Silva Presenças: não foram contabilizadas.