Sumários

aula 1 (TP1)

7 Outubro 2020, 11:00 Pedro Cristiano Santos Martins da Silva

Conceito de matriz e terminologia. Tipo especial de matriz (matriz-linha, matriz-coluna ou vetor). Matrizes quadradas: matriz triangular,  diagonal e escalar. Matriz identidade. Igualdade entre matrizes e matriz transposta. Operações algébricas sobre matrizes da adição e produto por escalar. Propriedades. 

Produto de matrizes. Exemplos e resolução das alíneas 1b)c)d) e 2 do grupo de exercícios 2. 
TPC: concluir a resolução do grupo de exercício 2 e  resolver o grupo de exercícios 3. 


Aula 1

7 Outubro 2020, 08:15 Adelino Mendes da Silva Paiva

Conceito de matriz e terminologia.
Tipos especiais de matrizes: matriz linha, matriz coluna, matriz quadrada.
Tipos especiais de matrizes quadradas: matriz triangular superior, matriz triangular inferior, matriz diagonal, matriz identidade, matriz simétrica.
Igualdade de matrizes.
Operações com matrizes: transposição, multiplicação por escalar, adição, e produto.
Propriedades e não propriedades das operações com matrizes.


Aula 1

7 Outubro 2020, 08:15 Marta Guerreiro Duarte Mesquita de Oliveira

Matrizes. Tipos especiais de matrizes. Matriz transposta. Adição de matrizes. Produto por um escalar. Matrizes encadeadas e produto de matrizes. Exercícios 2.1, 3 (apenas caso AB). TPC terminar exercício 2.1 e fazer 2.2.


aula 1 (T01_02_02A_05_09_10)

6 Outubro 2020, 10:00 Pedro Cristiano Santos Martins da Silva

Apresentação da UC.  

O conjunto R  n. Extensão das operações cconhecidas sobre vetores do plano e do espaço, da adição, do produto por escalar e do produto escalar (ou interno), para vetores com um número arbitrário de componentes. Propriedades destas operações. Conceitos de norma e distância e a sua relação com o produto escalar. Vetor unitário e versor. Dedução do conceito de ortogonalidade.


aula 1 (T03_04_07_08)

6 Outubro 2020, 08:30 Pedro Cristiano Santos Martins da Silva

Apresentação da UC 

O conjunto R n. Extensão das operações cconhecidas sobre vetores do plano e do espaço, da adição, do produto por escalar e do produto escalar (ou interno), para vetores com um número arbitrário de componentes. Propriedades destas operações. Conceitos de norma e distância e a sua relação com o produto escalar. Vetor unitário e versor. Dedução do conceitos de ortogonalidade e ângulo de vetores e sua relação com o produto escalar. Desigualdade de Cauchy-Schwarz e Lei dos Cossenos. Exemplos e resolução do exercício 3a) do grupo de exercícios 1