Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Horticultura Herbácea (1 º Sem 2017/2018)

MEA , MEAlim

Programa

Horticultura Herbácea

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica
Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar

Programa

1. História e evolução dos sistemas de produção hortícola.
2. Produção de hortaliças de folhas. Casos estudo: alface e brassicáceas de folhas. Nitratos e resíduos nas culturas de folhas. Extensão a outras hortaliças de folhas.
3. Produção de hortaliças de raízes, bolbos e raízes. Casos estudo: batata e aliáceas.
4. Produção de hortaliças de frutos. Casos estudo: Tomate, melão e leguminosas.
5. Produção de hortaliças de inflorescências. Casos estudo: couve-flor e brócolo.
6. Produção biológica de hortaliças. A conversão, a fertilização, e a protecção em Horticultura Biológica. Produção de hortaliças em modo de produção biológico
7. Fertirrigação: formulação, equipamentos, controlo e programação.
8. Condicionamento ambiental em estufas: equipamentos, dimensionamento e programação.
9. Soluções informáticas para gestão e tomada de decisão nas explorações hortícolas.
Aulas práticas e visitas de estudo:
Conversão à horticultura biológica. Determinação da fertilização azotada numa rotação em horticultura biológica utilizando uma folha de cálculo. Formulação de soluções nutritivas para diferentes tipo de tomate em cultura em substrato, utilizando uma folha de cálculo. Determinação do caudal máximo de ventilação, das dimensões das frestas de cumieira por impulsão térmica (considerando que não há janelas), da relação entre a área de frestas e a área em planta, da potência de aquecimento e dimensionamento das aberturas considerando a existência de janelas e de frestas de cumeeeira em diferentes tipos de estufas. Elaboração de uma folha de cálculo para analisar em diferentes tipos de estufa: i) a variação das temperaturas exteriores máximas na altura das aberturas de ventilação; ii) a evolução das necessidades de aquecimento em função do número total de corpos da estufa; iii) as alterações impostas pela variação da altura total da estufa nas necessidades de aquecimento.
Visitas de estudo a explorações hortícolas na região do Oeste (1 dia), na região da Costa Vicentina e do Algarve (2 dias), e na região da “Outra Banda” (1 dia).