Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Produção Vegetal e Animal (2 º Sem 2017/2018)

LEAlim , LEAmb

Programa

Produção Vegetal e Animal

Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar
Licenciatura Bolonha em Engenharia do Ambiente

Programa

I. Introdução: Agricultura: conceito, origem, domesticação e evolução;População: evolução, necessidades e consumos alimentares;Importância da produção vegetal e animal no mundo e em Portugal;Quem produz e quem consome. Preços de mercado e suas implicações agrícolas, económicas e na segurança alimentar; Os grandes desafios com que a Agricultura se defronta hoje.
Produtividade, qualidade, eficiência e inovação tecnológica; O ambiente como fonte de recursos e como condicionante da produção. Factores condicionantes da produção vegetal e animal;A Agricultura como um sistema: os ecossistemas agrícolas, o ambiente e a sustentabilidade; A tomada de decisão em Agricultura;Principais sistemas de Agricultura no mundo;A produção vegetal e animal em Portugal: “territórios rurais” e seus principais sistemas de produção.
II. Produção Vegetal: Vitícola, hortícola, frutícola, arvense, forrageira e pratense.
Diversidade, suas utilizações e valor nutritivo. Sistemas de produção: ciclos vegetativos e culturais e principais práticas.Produção e qualidade: factores determinantes
III. Produção Animal: Bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves.
Diversidade, suas utilizações e valor nutritivo. Sistemas de produção: ciclos produtivo e reprodutivo e principais práticas. Produção e qualidade: factores determinantes
Duas visitas de estudo: uma à "Companhia das Lezírias" e a explorações agrícolas e de serviços da Lezíria Grande do Ribatejo; e a outra à região do "Oeste", para visitar explorações agrícolas de produção vegetal e animal.