PowerPoints

VARIÁVEIS DA ÁRVORE E DO POVOAMENTO

A UC começa com uma breve Introdução ao Inventário Florestal, focando os Inventários a Diferentes Escalas com uma breve Resenha Histórica do Inventário Florestal Nacional (carregado de novo).

A 2ª aula focou o tipo, forma, dimensão e instalação de parcelas. Sobre este tema será feito um exercício (ver secção exercícios) em que se procederá ao cálculo de algumas variáveis do povoamento tendo em conta diferentes tipos de parcelas e diferentes dimensões.

Na 3ª aula foram introduzidas algumas medidas de densidade do povoamento. O exercício realizado serve para ilustrar o impacto da dimensão das parcelas e dos seus diferentes tipos no valor das variáveis por hectare (exemplificado com a área basal do povoamento)

Na 4ª aula continuou a resolver-se o exercício (parcelas de nº de árvores fixo e concêntricas) e introduziu-se o principio de funcionamento do relascópio de espelhos de Bitterlich para estimativa da área basal do povoamento (amostragem pontual)

A 5ª aula foi dedicada às variáveis relacionadas com a copa da árvore e resolveu-se o ajustamento de uma relação hipsométrica local (exercício 1.2.2)

Na 6ª aula introduziu-se o conceito de "produtividade da estação" e começou a processar-se os dados de uma parcela (exercício 1.2.3)

Na 7ª aula continuou-se o processamento dos dados da parcela (exercício 1.2.3) e introduziram-se os conceitos teóricos de "medidas de densidade do povoamento corrigido"

Na 8ª aula continuou-se o processamento dos dados da parcela (exercício 1.2.3), concluíram-se os conceitos teóricos de "medidas de densidade do povoamento" e apresentaram-se os conceitos de forma da árvore e seus coeficientes bem como o conceito de volume. (ficheiro em pdf)

Terminado o processamento dos dados de parcelas de pinheiro-bravo e eucalipto, dedicou-se uma aula às variáveis não-dendrométricas


AMOSTRAGEM E TRATAMENTO DE DADOS

Uma vez concluído o processamento de dados de uma única parcela de inventário, passou-se à fase em que os alunos aprendem a:
- organizar dados recolhidos em inventários de campo (Access);
- processar várias parcelas (R);
- fazer o tratamento estatístico para diferentes tipos de amostragem (R).

Nova versão atualizada do ficheiro sobre amostragem aplicada ao inventario e organização de dados. Inclui:
O papel da amostragem no Inventário Florestal
Etapas para a realização prática de uma amostragem 
Diversidade de Situações de amostragem
Tipos de amostragem
Organização de dados em Access
Descarregar aqui

Alguns conceitos importantes sobre R e tratamento de dados em R