Caderno de exercícios da árvore e povoamento (versão 1).

1º tema focado: tipo, forma, dimensão e instalação de parcelas. começamos por fazer um gráfico com a localização das árvores (exercício 1.2.1. a))

2º tema focado: inicio do estudo das medidas de densidade do povoamento  (exercício 1.2.1. b-d))) em que calculamos a área basal para parcelas de diferentes tipos e áreas para comparar o impacto destas variações no valor da área basal

3º tema prático: ajustamento de uma relação hipsométrica local em EXCEL (exercício 1.2.2)

4º tema prático: início do processamento dos dados de uma parcela de eucalipto (exercício 1.2.3) continuação (exercício 1.2.3 até alínea m) corrigido) )

5º tema prático: cubagem de duas árvores abatidas e cálculo dos seus coeficientes de forma (exercício 1.2.5)

6º tema prático: cálculo de diferentes volumes de árvores em pé (continuação do exercício 1.2.3 até alinea p) atualizado)

7º tema pratico: cálculo do volume do povoamento com recurso a equações de cubagem (exercício 1.2.7)

8º tema pratico: cálculo do volume do povoamento com recurso a árvores modelo de altura - dados agrupados por classes de diâmetro - (exercício 1.2.6)

9º tema pratico: processamento dos dados de uma parcela de pinheiro-bravo (exercício 1.2.3) - inclui o que fizemos na aula (vejam o FCC - cw vem em metros!)

 ATENÇÃO:  processamento dos dados da parcela de eucalipto com biomassa calculada (exercício 1.2.3)



AMOSTRAGEM E TRATAMENTO DE DADOS

Após o inventário ser realizado há que:

1) organizar os dados - ACCESS
    1.1) Amostra pequena (27 parcelas) povoamento puro de eucalipto

    Dados 1 de um conjunto de parcelas de eucalipto (amostragem simples quantitativa)


    1.2) Amostra grande (48 parcelas) povoamento misto de sobreiro e pinheiro-bravo

    Dados 2 de uma herdade com três povoamentos: um puro de sobreiro e  dois mistos de sobreiro com pinheiro bravo com diferentes densidades (amostragem estratificada)

    2) tratar os dados (cálculo das variáveis de interesse ao nível do povoamento para a totalidade das parcelas) - R-studio
    2.1) Amostra pequena (27 parcelas) povoamento puro de eucalipto
    3) calcular o intervalo de confiança e o erro de amostragem para as variáveis de interesse  - EXCEL
    EXCEL: Cálculo do erro de amostragem para amostragem casual simples (aleatória) para uma amostra pequena e uma amostra grande. Contém ainda exemplos do cálculo da dimensão da amostra para reduzir o erro de amostragem e do cálculo do erro associado a uma determinada dimensão de amostra.

    EXCEL: Cálculo do erro de amostragem para amostragem estratificada para uma amostra grande
    4) Produção de um relatório para entrega do trabalho: exemplo do relatório da Amieira.

    Os prints com o código R relativo ao tratamento dos dados da Amieira bem como o cálculo do erro de amostragem em EXCEL considerando amostragem simples e estratificada podem ser descarregados em baixo nos Anexos (Prints_Amieira1a3_final.pptx e Amieira_AmostSimples_Estrat_final.xlsx, respetivamente).  27 Dezembro 2023

    Anexos