Disciplina Curricular

Princípios de Nutrição e Dietética PND

Licenciatura Bolonha em Engenharia Alimentar - LEAlim 2023-2024

Contextos

Grupo: LEAlim 2023-2024 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos: 1- Adquiram conhecimentos que lhes permitam: avaliar e caracterizar os alimentos em termos do seu valor nutricional; identificar eventuais alterações nutricionais devidas ao processamento/confeção; perceber a importância/necessidade dos diferentes nutrientes. 2 - Conheçam os fundamentos da fisiologia da nutrição humana, visando a compreensão dos processos de transformação (digestão, absorção e metabolismo) dos alimentos/nutrientes no organismo humano. 3 - Entendam as consequências do desequilíbrio na ingestão de alimentos/nutrientes na saúde. 4 - Fiquem habilitados a elaborar uma dieta básica, usando critérios de avaliação da qualidade nutricional das dietas alimentares. 5 - Saibam como adaptar a dieta alimentar a especificidades: etárias, fisiológicas, de doença, de estilo de vida, etc. 6 - Fiquem a conhecer alimentos/ingredientes alimentares especiais, tais como os alimentos funcionais e as situações de interesse/vantagem da sua integração na dieta normal.

Programa

I. Alimentos e Nutrição. Alimentos; nutrientes; alimentação equilibrada. Necessidades e equilíbrio energético. Equilíbrio hídrico. Composição corporal. Regulação da ingestão de alimentos. Nutrição proteica, glucídica, lipídica, vitamínica e mineral: características dos diferentes nutrientes, fontes alimentares, alterações pelo processamento, ingestão diária recomendada. II. Digestão, Absorção e Metabolismo. Noções de anatomia e fisiologia do aparelho digestivo. Digestão dos alimentos. Absorção dos nutrientes. Metabolismo. III. Nutrição e Saúde. Importância de uma alimentação equilibrada e saudável. Estados deficitários proteico-energéticos, carências vitamínicas e carências de minerais: doenças associadas. Doenças relacionadas com excessos alimentares e de alguns nutrientes. Desordens alimentares. IV. Dietética. Regras para a elaboração de uma dieta básica equilibrada. Tabela de composição de alimentos. Necessidades nutricionais específicas. Dieta mediterrânica. Alimentos funcionais.

Métodos de ensino e avaliação

Ensino presencial de natureza teórica, apoiado na exposição de matéria pelo docente com recurso aos meios audiovisuais disponíveis e na intervenção dos alunos na dinâmica das aulas. Ensino de natureza teórico-prática com realização de cálculos, relacionados nomeadamente com as necessidades energéticas, parâmetros de avaliação da composição corporal, determinação da carga glicémica de alimentos/refeições, a avaliação da qualidade e eficiência proteicas, etc.; preparação e apresentação de seminários pelos alunos, em grupo, sobre temas do programa por eles escolhidos seguida de discussão na turma. O processo de avaliação de conhecimentos é parte integrante da metodologia de ensino implementada e assume duas formas: i) Avaliação contínua, com as seguintes componentes obrigatórias: - 2 Seminários (em grupo) – apresentação oral (PowerPoint) com discussão e trabalho escrito; - Teste individual, no final do semestre (classificação mínima de 9,5 valores / escala 0-20) Classificação final = Teste (65%) + Média Seminários (35%): ii) Exame final – alunos que não realizarem a avaliação contínua, ou tendo-a efectuado tiveram classificação inferior a 9,5 valores.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1º semestre

2023/2024 - 1º semestre