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Marketing (1 º Sem 2017/2018)

MEA , MEAlim

Programa

Marketing

Mestrado Bolonha em Engenharia Agronómica
Mestrado Bolonha em Engenharia Alimentar

Programa

Módulo I – Competitividade, orientação de mercado e estratégia de marketing
O conceito de marketing e sua evolução. Ambiente e estratégia de marketing. Orientação de mercado e vantagem competitiva. Estrutura e organização da distribuição alimentar. Estudos de caso.

Módulo II - Comportamento do consumidor e segmentação dos mercados
Tendências recentes de evolução do consumo alimentar. Os determinantes do comportamento do consumidor. A percepção da qualidade pelos consumidores. O conceito de segmentação. Critérios e técnicas de segmentação. Selecção de mercados alvo e posicionamento. Iniciação à investigação de marketing: estudos de mercado qualitativos e quantitativos, a recolha de informação por inquérito, construção de um guião de inquérito, breve referência aos métodos de análise da informação. Estudos de caso.

Módulo III- As Políticas de Marketing
O marketing-mix no contexto da estratégia de marketing. A gestão do produto e da marca.. Os símbolos de qualidade ligados à origem. As decisões de preços. A política de distribuição. O mix de comunicação. Análise de informação de um painel retalhista. Indicadores de gestão do plano de meios. Estudos de caso.