Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Marketing (1 º Sem 2017/2018)

MEA , MEAlim

Sumários

Tipo do Turno:
Turno:
Docente:
Ordem:

20/12/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Realização de Teste

Realização do 2º Teste de Marketing

Modificado em 22/01/2018 17:13 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 42 alunos.

18/12/2017 15:00 Aula Teórica

Preparação para o teste

Revisão da matéria referente ao 2º Teste.

Resolução de um teste tipo

Modificado em 22/01/2018 17:12 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 37 alunos.

13/12/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Apresentação de Trabalhos de Estudo de Caso

Apresentação de Trabalhos de Estudo de cao de Marketing

Modificado em 13/12/2017 17:55 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 33 alunos.

11/12/2017 15:00 Aula Teórica

Apresentação de Trabalhos de Estudo de Caso

Apresentação de Trabalhos de Estudo de cao de Marketing

Modificado em 13/12/2017 17:55 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 31 alunos.

06/12/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 7 - Comunicação e Marketing (conc)

Cap 7 - Comunicação e Marketing

7.4 Modelos de Comunicação

7.5  Canais e mix de comunicação

 

Modificado em 06/12/2017 17:16 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 35 alunos.

04/12/2017 15:00 Aula Teórica

Estudo de caso - Marketing da cadeia Continente

Estudo de caso

O marketing da Cadeia Continente

Modificado em 06/12/2017 17:10 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 31 alunos.

29/11/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 7 - Comunicação e Marketing

Cap 7 - Comunicação e Marketing

7.1 Marketing: estratégias e Táricas

7.2  Conceito de Comunicação em Marketing

7.3 Conceito de Brand Equity

Modificado em 29/11/2017 18:31 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 35 alunos.

27/11/2017 15:00 Aula Teórica

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing (conc)

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing (conc)

6.5 Inovação e marketing

6.5.1 Conceito de Inovação

6.5.2 Tipos de Inovação no Marketing

Modificado em 29/11/2017 18:25 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 31 alunos.

22/11/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Trabalho com os grupos de trabalho

Trabalho com os grupos de trabalho para discussão definitiva do índice de trabalho a apresentar em breve

Modificado em 23/11/2017 16:23 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 35 alunos.

20/11/2017 15:00 Aula Teórica

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing (cont)

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing (cont)

6.4 Escolha e Avaliação de uma Estratégia Competitiva

6.4.1 Critérios da escolha de uma estratégia competitiva

6.4.2 Factores que condicionam uma estratégia competitiva

Modificado em 23/11/2017 16:21 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 38 alunos.

15/11/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing (cont)

Discussão do índice de trabalhos a realizar pelos alunos

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing (cont)

6.3 Estratégia Competitiva (cont)

6.3.1 Caracterização da estratégia competitiva

Modificado em 23/11/2017 16:11 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 35 alunos.

13/11/2017 15:00 Aula Teórica

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing (cont)

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing (cont)

6.2 Vantagem Competitva segundo Porter (cont)

6.3 Estratégia Competitiva

6.3.1 Caracterização da estratégia competitiva

Modificado em 17/11/2017 16:52 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 37 alunos.

08/11/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing

Apresentação de Estudo de caso pelos alunos: o marketing de comunicação da Kellog´s

Cap 6 - Vantagem Competitiva e Marketing

6.1 Conceito de Vantagem Competitiva

6.2 Vantagem Competitva segundo Porter

Modificado em 17/11/2017 16:41 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 37 alunos.

06/11/2017 15:00 Aula Teórica

Cap 5 - Políticas de Marketing: Produto e Preço (cont.)

Cap 5 - Políticas de Marketing: Produto e Preço (cont)      

Cap 5 - Políticas de Marketing: Produto e Preço                     

5.4. Marketing mix

5.5. A Estratégia do preço

5.5.1 A sobrevalização do preço

5.5.2. O preço para alargamento

5.5.3. O custo do produto

 

Modificado em 17/11/2017 16:28 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 37 alunos.

30/10/2017 15:00 Aula Teórica

Realização do 1º Teste

Realização do 1º Teste

Modificado em 02/11/2017 18:48 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 42 alunos.

25/10/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Revisão da Matéria: preparação para realização do Teste

Revisão da matéria

Preparação para realização do 1º teste

Resolução de um teste-tipo

Modificado em 02/11/2017 18:47 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 39 alunos.

23/10/2017 15:00 Aula Teórica

Cap 5 - Políticas de Marketing: Produto e Preço

Cap 5 - Políticas de Marketing: Produto e Preço                     

5.1. O Produto

5.2. O Ciclo de Vida do Produto

5.3. Tipologia dos Produtos

 

Modificado em 02/11/2017 18:45 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 35 alunos.

18/10/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 4 - Estudo de mercado: diferenciação e segmentação (cont)

Cap 4 - Estudo de mercado: segmentação e diferenciação (cont)

4.3 Importância da marca

4.3.1 Factores históricos

4.3.2 Características da marca

4.3.3 A criação de uma marca

4.3.4 Estratégia de desenvolvimento da marca

ANEXO: estudo de caso

Modificado em 23/10/2017 18:20 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 41 alunos.

16/10/2017 15:00 Aula Teórica

Cap 4 - Estudo de mercado: diferenciação e segmentação

Cap 4 - Estudo de mercado: segmentação e diferenciação

4.1 A segmntação de mercado

4.1.1 Conceito de mercado segmentado

4.1.2 Caracterização de mercado segmentado

4.2 Factores que determinam mercado segmentado

 

Modificado em 23/10/2017 18:14 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 37 alunos.

11/10/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Cap 3 - Condicionantes da empresa (cont)

Cap 3 - Estudo de mercado: condicionantes da empresa (cont)

3.2 Análise SWOT

3.3 As concicionantes internas da empresa

Modificado em 12/10/2017 18:27 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 35 alunos.

09/10/2017 15:00 Aula Teórica

Cap 3 - Condicionantes da Empresa

Cap 3 - Estudo de mercado: as condicionantes da empresa

3.1. Condicionantes da Empresa

3.1.1 Revisão de matéria de Teoria Económica

Modificado em 12/10/2017 18:24 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 37 alunos.

04/10/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Aula prática sobre a realização do trabalho prático

Reunião com cada grupo de trabalho (24 grupos) para orientação sobre o índice do trabalho a apresentar no âmbito desta UC.

Marcação do calendário para a elaboração do respectivo trabalho

Modificado em 04/10/2017 15:31 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 41 alunos.

02/10/2017 15:00 Aula Teórica

Conceito de Marketing e sua evolução (Cont.)

Cap. 2 - Conceito de Marketing e sua evolução

 

2.3 Diferentes abordagens no Marketing

2.4 Metodologias usadas no estudo do Marketing

Modificado em 04/10/2017 15:27 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: não foram contabilizadas.

27/09/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Conceito de Marketing e sua evolução

Cap. 2 - Conceito de Marketing e sua evolução

2.1 Defdinição de Marketing

2.2 Evolução cultural: origem do marketing alimentar

 

Modificado em 04/10/2017 15:27 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 37 alunos.

25/09/2017 15:00 Aula Teórica

Noções Preliminares e de enquadramento (cont.)

Cap 1: Noções preliminares e de enquadramento: a economia do sector agro-alimentar (cont)

 

1.4. As redesdaCadeia Agro-Alimentar

Modificado em 04/10/2017 15:19 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 39 alunos.

20/09/2017 11:00 Aula Teórico-Práticas

Noções Preliminares e de enquadramento

Cap 1: Noções preliminares e de enquadramento: a economia do sector agro-alimentar

1.1. Indicadores de caracterização

1.2 Conceito de Cadeia Agro-Alimentar

1.3 Organização da Cadeia Agro-Alimentar

Modificado em 22/09/2017 20:06 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 41 alunos.

18/09/2017 15:00 Aula Teórica

Apresentação

Apresentação da UC

Discussão guiada de cada capítulo do programa e metodologia de trabalho

Proposta de avaliação de conhecimentos

Inicio da discussão sobre constituição dos grupos de trabalho e metodologia de trabalho

Modificado em 22/09/2017 20:04 Prof. Carlos José de Almeida Noeme Presenças: 43 alunos.