Sumários
4ª Aula teórica (Turmas 1,2,4)
28 Setembro 2018, 09:45 • Manuela Neves
Relembrando a construção de um boxplot (caixa-de-bigodes); exemplificando com os dados do Exemplo 2. Caixas-de-bigodes paralelas.
Introdução à Estatística Descritiva a duas dimensões: objectivos.
Tabela de contingência e diagrama de dispersão: interpretação.
Médias e variâncias marginais. A covariância: definição e interpretação.
[slides 33-44]
TPC Resolver exercícios 1.20; 1.26 a)-d)
4ª Aula Prática
28 Setembro 2018, 09:00 • Rita Maria de Almeida Neres
Aplicação do software R (continuação) em problemas de estatística descritiva. A função read.table para leitura de ficheiros de dados. Regra de Sturges para definir o número de classes. Construção de tabelas de frequência com a função hist. Exercícios 1.8b) e c).
Aula Prática 4 (Turma 7)
28 Setembro 2018, 09:00 • Maria João Teixeira Martins
Introdução ao ambiente R (continuação). As funções
read.table (para leitura de ficheiros de dados),
table (para tabelas de frequência para dados discretos com poucos valores distintos) e
hist. Gráficos: diagrama de barras e histograma. Resolução do Exerc. 1.8 com alínea b também à mão. TPC: Completar 1.8c) e resolver 1.13 e 1.19.
Aula Prática 4 (Turmas 4 e 9)
28 Setembro 2018, 08:00 • Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo
Introdução ao ambiente R (continuação). As funções
read.table (para leitura de ficheiros de dados), e
hist para produzir gráfico ou com opção plot=FALSE para devolver tabela de frequências. Argumento
breaks para indicar número de classes ou extremos das classes. Regra de Sturges para o número de classes. Resolução do Exerc. 1.8 com alínea b.
TPC: Resolver 1.8 c) contruir tabela de frequências de duas formas: classes por omissão da função
hist, usar regra de Sturges para determinar o número de classes.
4ª Aula Prática
27 Setembro 2018, 15:15 • Rita Maria de Almeida Neres
Aplicação do software R (continuação) em problemas de estatística descritiva. A função
read.table para leitura de ficheiros de dados. Regra de Sturges para definir o número de classes. Construção de tabelas de frequência com a função hist. Exercícios 1.8b) e c).