Sumários

4ª Aula teórica (Turmas 1,2,4)

28 Setembro 2018, 09:45 Manuela Neves

Relembrando a construção de um boxplot (caixa-de-bigodes); exemplificando com os dados do Exemplo 2. Caixas-de-bigodes paralelas.

Introdução à Estatística Descritiva a duas dimensões: objectivos. 
Tabela de contingência e diagrama de dispersão: interpretação.
Médias e variâncias marginais. A covariância: definição e interpretação.
[slides 33-44]
TPC Resolver exercícios 1.20; 1.26 a)-d)


4ª Aula Prática

28 Setembro 2018, 09:00 Rita Maria de Almeida Neres

Aplicação do software R (continuação) em problemas de estatística descritiva. A função read.table para leitura de ficheiros de dados. Regra de Sturges para definir o número de classes. Construção de tabelas de frequência com a função hist. Exercícios 1.8b) e c).


Aula Prática 4 (Turma 7)

28 Setembro 2018, 09:00 Maria João Teixeira Martins

Introdução ao ambiente R (continuação). As funções read.table (para leitura de ficheiros de dados), table (para tabelas de frequência para dados discretos com poucos valores distintos) e hist. Gráficos: diagrama de barras e histograma. Resolução do Exerc. 1.8 com alínea b também à mão. TPC: Completar 1.8c) e resolver 1.13 e 1.19.


Aula Prática 4 (Turmas 4 e 9)

28 Setembro 2018, 08:00 Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo

Introdução ao ambiente R (continuação). As funções read.table (para leitura de ficheiros de dados),  e hist para produzir gráfico ou com opção plot=FALSE para devolver tabela de frequências. Argumento breaks para indicar número de classes ou extremos das classes. Regra de Sturges para o número de classes. Resolução do Exerc. 1.8 com alínea b.

TPC: Resolver 1.8 c) contruir tabela de frequências de duas formas: classes por omissão da função hist,  usar regra de Sturges para determinar o número de classes.


4ª Aula Prática

27 Setembro 2018, 15:15 Rita Maria de Almeida Neres

Aplicação do software R (continuação) em problemas de estatística descritiva. A função read.table para leitura de ficheiros de dados. Regra de Sturges para definir o número de classes. Construção de tabelas de frequência com a função hist. Exercícios 1.8b) e c).