Sumários

Aula prática nº 3 (Turma 6)

24 Setembro 2018, 09:00 Mariana da Silva Gomes Mota

Estatística descritiva a uma dimensão (Breve revisão sobre os indicadores de localização e dispersão) [slides 15-30]: representação gráfica de dados (gráfico de barras e histograma), cálculo (manual) de indicadores de localização e de dispersão para dados exactos (média, moda, mediana e quantis; amplitude total e interquartil, variância e desvio padrão), utilizando os dados do Exerc. 1.8a). Propriedades da média. Cálculo (manual) de indicadores de localização (média, moda, mediana e quantis) para dados agrupados com os dados do exerc. 1.8b). Exerc. 1.11. TPC: cálculo dos indicadores para os dados exactos do exerc. 1.8b) com recurso ao software R.


Aula prática nº 2 (Turma 1)

21 Setembro 2018, 14:30 Mariana da Silva Gomes Mota

Introdução ao software R (breve apresentação, abertura da sessão, descarga de ficheiros de dados, objectos, principais funções, vantagens da utilização do script). Criação de vectores, importação de dados, cálculo de tabelas de frequências com recurso ao software. Exerc. 1.1 e 1.8a). TPC exerc. 1.8b) com dados exactos com recurso ao R.


Aula Prática 2 (Turma 2)

21 Setembro 2018, 14:30 Maria João Teixeira Martins

Introdução ao ambiente R. Especificação da pasta de trabalho, utilização de ficheiros de script, objetos, workspace, vetores numéricos, utilização de algumas funções: ls, c, length, mean, median, quantile, min, max, var, sd.


2ª aula teórica (Turmas 5,6,7,8)

21 Setembro 2018, 12:15 Manuela Neves

Estatística descritiva a uma dimensão:conceitos básicos e notações: amostra, dimensão da amostra. 

Construção de tabelas de frequências para dados de natureza discreta e contínua. A regra de Sturges na determinação do nº de classes para a construção da tabela de frequências.
Representação gráfica: O diagrama de barras e o histograma.
Cálculo de indicadores: de localização -- a média, a moda  e a mediana de uma amostra de dados- definição e cálculo de um exemplo.
[slides 14-24]
TPC: Estudar as propriedades da média - slide 22
Resolver exercícios 1.11; 1.12


Aula Prática 2

21 Setembro 2018, 10:30 Rita Maria de Almeida Neres

Introdução à aplicação R. Principais funcionalidades do R: atribuição; criação de vetores; operações aritméticas; funções – ls, c, mean, median, sort, length, min, max. Criação de scripts e suas vantagens. Exercicios 1.1, 1.8-a com recurso ao R