Sumários
Aula prática nº 4 (Turma 1)
27 Setembro 2019, 13:45 • Mariana da Silva Gomes Mota
Introdução ao software R: objetos, funções, operações com vectores, leitura de ficheiros. Funções table, plot, barplot, boxplot, hist. Cálculo de indicadores com os dados dos exerc. 1.8a) e b) (para dados exactos e agrupados) com recurso ao software R. TPC: conclusão do exerc. 1.12.
Aula 4 (Turma 4)
27 Setembro 2019, 12:30 • João Manuel das Neves Silva
Introdução ao programa RStudio (continuação). Resolução do Exercic. 1.8 b) e c). As funções read.table, table e hist. Histogramas com classes de amplitude variável.
Aula 4 (Turmas 2 e 8)
27 Setembro 2019, 12:15 • Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo
Histogramas com classes de igual amplitude: determinação do número de classes com regra de Sturges, determinação da amplitude e dos extremos das classes e construção de tabela de frequências. Comparação com o resultado por omissão da função "hist" em R. Opções da função "hist" em R. Exercícios 1.8b (laranjas) e 1.8c (ovelhas). TPC: concluir 1.8c e rever histogramas com classes de amplitude variável.
Aula Pática 4 (Turma 7)
27 Setembro 2019, 12:15 • Maria João Teixeira Martins
Introdução ao ambiente R (continuação). As funções
read.table (para leitura de ficheiros de dados),
table (para tabelas de frequência para dados discretos com poucos valores distintos) e
hist. Gráficos: diagrama de barras e histograma. Resolução do Exerc.1.8 com alíneas b e c também à mão.Histogramas com classes de amplitude variável.
4ª aula teórica (Turmas 1, 2, 4)
27 Setembro 2019, 11:15 • Manuela Neves
Indicadores de dispersão: amplitude total, amplitude inter-quartis, a variância e o desvio padrão. Dedução de uma das fórmulas de cálculo da variância. Propriedades da variância (demonstração) e do desvio padrão. O coeficiente de variação será dado nas aulas práticas.
TPC: Mostrar que a soma dos desvios relativamente à média é zero.
O diagrama de extremos e quartis (esboço para um conjunto de dados) e boxplot (construção e esboço). O conceito de candidato a outlier.
[slides 28-36]
Exercícios sugeridos. 1.23, 1.25 e 1.27