Sumários

Aula prática nº 4 (Turma 1)

27 Setembro 2019, 13:45 Mariana da Silva Gomes Mota

Introdução ao software R: objetos, funções, operações com vectores, leitura de ficheiros. Funções table, plot, barplot, boxplot, hist. Cálculo de indicadores com os dados dos exerc.  1.8a) e b) (para dados exactos e agrupados) com recurso ao software R. TPC: conclusão do exerc. 1.12.


Aula 4 (Turma 4)

27 Setembro 2019, 12:30 João Manuel das Neves Silva

Introdução ao programa RStudio (continuação). Resolução do Exercic. 1.8 b) e c). As funções read.table, table e hist. Histogramas com classes de amplitude variável.


Aula 4 (Turmas 2 e 8)

27 Setembro 2019, 12:15 Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo

Histogramas com classes de igual amplitude: determinação do número de classes com regra de Sturges, determinação da amplitude e dos extremos das classes e construção de tabela de frequências. Comparação com o resultado por omissão da função "hist" em R. Opções da função "hist" em R. Exercícios 1.8b (laranjas) e 1.8c (ovelhas). TPC: concluir 1.8c e rever histogramas com classes de amplitude variável.


Aula Pática 4 (Turma 7)

27 Setembro 2019, 12:15 Maria João Teixeira Martins

Introdução ao ambiente R (continuação). As funções read.table (para leitura de ficheiros de dados), table (para tabelas de frequência para dados discretos com poucos valores distintos) e hist. Gráficos: diagrama de barras e histograma. Resolução do Exerc.1.8 com alíneas b e c também à mão.Histogramas com classes de amplitude variável.


4ª aula teórica (Turmas 1, 2, 4)

27 Setembro 2019, 11:15 Manuela Neves

Indicadores de dispersão: amplitude total, amplitude inter-quartis, a  variância  e o desvio padrão. Dedução de uma das fórmulas de cálculo da variância. Propriedades da variância (demonstração) e do desvio padrão. O coeficiente de variação será dado nas aulas práticas.

TPC: Mostrar que a soma dos desvios relativamente à média é zero.

O diagrama de extremos e quartis (esboço para um conjunto de dados) e boxplot (construção e esboço). O conceito de candidato a outlier.
[slides 28-36]
Exercícios sugeridos. 1.23,  1.25 e 1.27